Entidade foi criada para administrar unidades
hospitalares e mantém conta com a Secretaria de Estado da Saúde
O conselho curador
da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) aprovou
nesta terça-feira (5) a prorrogação por mais seis meses do Contrato de Gestão
firmado com a Secretaria de Estado da Saúde para a administração de unidades
hospitalares. Até lá, a nova diretoria vai concluir um diagnóstico e o custo
efetivo da instituição.
Neste
período não haverá interrupção do atendimento à população. O pedido de
prorrogação foi apresentado pela nova diretoria e avalizada pelo conselho
também prorroga, pelo mesmo prazo, a contratação de funcionários pelo Processo
Seletivo Simplificado (PSS), cujos contratos vencem no dia 4 de março. Esses profissionais
somam cerca de 90% dos 500 funcionários da Funeas.
De
acordo com o presidente da Funeas, Marcello Machado, o Contrato de Gestão vence
no próximo dia 23, e ainda não foi possível ter uma visão ampla da situação
porque a entidade não dispõe de um sistema informatizado com o registro,
gerenciamento, controle e emissão de relatórios sobre todas as áreas, como
situação financeira, compras e licitações, entre outras.
CONTROLES
- Segundo ele, “todos os setores fazem registros e controles em documentos
editados em Word e Excel”, o que pode conter erros de digitação entre outros
problemas, além de demandar trabalho manual na avaliação dos dados.
A nova
direção da Funeas ainda não sabe o montante das dívidas da entidade. O saldo em
caixa na transição de governo era de R$ 30,8 milhões. Até o momento foram
feitos pagamentos que somam R$ 4,3 milhões. Muitos pagamentos estavam atrasados
desde outubro, e vários fornecedores e prestadores de serviços – incluindo
médicos – já ameaçam parar as atividades.
Funeas
foi criada em 2016 como fundação pública de direito privado, sem fins
lucrativos, para administrar as unidades próprias da Secretaria da Saúde.
Fonte:
AEN
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