quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Conselho aprova prorrogação de contrato de gestão da Funeas


Entidade foi criada para administrar unidades hospitalares e mantém conta com a Secretaria de Estado da Saúde

O conselho curador da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) aprovou nesta terça-feira (5) a prorrogação por mais seis meses do Contrato de Gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde para a administração de unidades hospitalares. Até lá, a nova diretoria vai concluir um diagnóstico e o custo efetivo da instituição.
Neste período não haverá interrupção do atendimento à população. O pedido de prorrogação foi apresentado pela nova diretoria e avalizada pelo conselho também prorroga, pelo mesmo prazo, a contratação de funcionários pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), cujos contratos vencem no dia 4 de março. Esses profissionais somam cerca de 90% dos 500 funcionários da Funeas.
De acordo com o presidente da Funeas, Marcello Machado, o Contrato de Gestão vence no próximo dia 23, e ainda não foi possível ter uma visão ampla da situação porque a entidade não dispõe de um sistema informatizado com o registro, gerenciamento, controle e emissão de relatórios sobre todas as áreas, como situação financeira, compras e licitações, entre outras.
CONTROLES - Segundo ele, “todos os setores fazem registros e controles em documentos editados em Word e Excel”, o que pode conter erros de digitação entre outros problemas, além de demandar trabalho manual na avaliação dos dados.
A nova direção da Funeas ainda não sabe o montante das dívidas da entidade. O saldo em caixa na transição de governo era de R$ 30,8 milhões. Até o momento foram feitos pagamentos que somam R$ 4,3 milhões. Muitos pagamentos estavam atrasados desde outubro, e vários fornecedores e prestadores de serviços – incluindo médicos – já ameaçam parar as atividades.
Funeas foi criada em 2016 como fundação pública de direito privado, sem fins lucrativos, para administrar as unidades próprias da Secretaria da Saúde.
Fonte: AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário