Pedido ocorreu durante reunião ocorrida nesta terça-feira (15) em Curitiba, com presença do prefeito licenciado de Arapongas Sergio Onofre |
O governador
Ratinho Júnior pediu à Viapar e ao DER que seja dada prioridade para o início
das obras do contorno rodoviário de Arapongas, uma obra com extensão de 10
quilômetros e que, embora prevista para o triênio 2018 a 2020, ainda está no
papel. O pedido do governador foi feito durante reunião na tarde desta
terça-feira (15), em Curitiba, com a presença do prefeito licenciado de
Arapongas, Sérgio Onofre, do deputado federal e secretário de Estado de
Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, do superintendente da Viapar, Jackson
Seleme, representantes do DER e de outros órgãos do governo.
A
Viapar, responsável pelo trecho da BR-369 que passa por Arapongas, já havia
iniciado as negociações para desapropriar as terras do Contorno Leste. No
total, estão sendo desapropriados 32 alqueires. Os investimentos necessários
para a aquisição das terras são bancados em até R$ 20 milhões pela
concessionária. O governo já depositou outros R$ 7 milhões como cobertura do
valor extrapolado.
De
acordo com a Coordenadoria de Concessões e Pedágios Rodoviários do Departamento
de Estradas e Rodagem (DER), órgão do Governo Estadual responsável pela
fiscalização e planejamento viário, o projeto para a nova rodovia já está
pronto e aprovado. Apesar disso, a transição de governo acabou atrasando o
início da execução da obra.
Sérgio
Onofre lembrou mais uma vez que o Contorno Leste deverá alterar
substancialmente a Avenida Maracanã, trecho urbano da BR-369. “A Prefeitura
possui um projeto de remodelação do trecho, que se tornará essencialmente
urbano após a conclusão do contorno. Essa obra vai permitir acabar com o
tráfego de caminhões pesados que hoje atravessa a cidade, trazendo mais
segurança e permitindo um fluxo melhor para o trânsito”, disse Onofre, para
quem a reunião foi bastante positiva. “Nós deixamos claro que não queremos mais
saber de enrolação. Os estudos técnicos foram iniciados em março de 2013, mas a
obras é aguardada há muito mais tempo. Se os estudos técnicos e os projetos
estão prontos, se o governo tem interesse e se a obra está prevista no contrato
de concessão, só tem um caminho: começar os trabalhos o mais rápido possível”,
afirmou Sergio Onofre.
O
contorno deverá começar na região do quilômetro 191 da BR-369, alguns metros ao
norte do totem que demarca o Trópico de Capricórnio. A nova pista seguirá a
leste da rodovia e voltará a se encontrar com a estrada principal nas
proximidades do Pavilhão de Exposições de Arapongas, pouco antes da praça de
pedágio do município. O investimento previsto é de R$ 129,6 milhões e a
extensão total do contorno será de 10,2 quilômetros.
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