terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Morre irmão de Lula e justiça brasileira será mais uma vez testada


Faleceu nesta terça-feira Genival Inácio da Silva, um dos irmãos do ex-presidente Lula, que vem sendo mantido como preso político desde abril do ano passado numa cela em Curitiba, onde foi encarcerado pelo ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça, para ser impedido de disputar as eleições presidenciais de 2018 – que Lula venceria no primeiro turno; com a morte do irmão, a defesa de Lula irá pedir à juíza Carolina Lebbos – que acaba de restringir a visita até de líderes religiosos – que Lula possa ir ao enterro
247 – Faleceu nesta terça-feira 29, em São Paulo, Genival Inácio da Silva, um dos irmãos do ex-presidente Lula. Vavá, como era conhecido, tinha 79 anos e lutava contra um câncer de pulmão. Ele foi internado na semana passada, mas não resistiu ao tratamento.
A morte representa uma dor para a família de Lula e um teste para o Poder Judiciário brasileiro, que mantém Lula como preso político desde abril do ano passado, quando Lula foi encarcerado em Curitiba para ser impedido de disputar as eleições presidenciais de 2018, que venceria no primeiro turno.
Com a morte do irmão, a defesa de Lula irá pedir à juíza Carolina Lebbos – que acaba de restringir a visita até de líderes religiosos – que Lula possa ir ao enterro. Político mais popular da história do Brasil, Lula foi condenado sem provas, numa sentença que fala em "fatos indeterminados", e uma petição que propõe que ele seja Prêmio Nobel da Paz, em 2019, acaba de recolher meio milhão de assinaturas (saiba mais aqui).
O velório acontece a partir desta tarde e o seu sepultamento ocorrerá nesta quarta-feira, 31, no Cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo.
A equipe de Lula postou no Twitter uma foto do ex-presidente com o irmão. Segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, "Lula tinha em Vavá uma figura paterna".


Nenhum comentário:

Postar um comentário