terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Lula, o bom velhinho, escreve carta de Natal à militância; leia a íntegra


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta segunda (24) uma carta de Natal à Vigília Lula Livre. No texto, Lula agradece as centenas de apoiadores que deixaram suas casas para passarem a noite de Natal em frente à Superintendência da Polícia Federal. Leia:
LEIA TAMBÉM


“Meus amigos e minhas amigas,
O Natal é a época do ano em que lembramos com mais força da vinda de Jesus, dos ideais de solidariedade e bondade cristãos. Nos aproximamos da família e dos amigos, celebramos juntos, nos abraçamos e reunimos força para o ano seguinte.
Esse Natal não poderei estar junto fisicamente com a minha família, meus filhos e netos. Mas não estou sozinho. Estou com vocês da vigília, que tem sido minha família, e com todos aqueles que vieram passar esse Natal junto de vocês.
Quero agradecer a companhia que tem me feito a cada dia, todo o dia, durante essa provação, no frio do inverno do Paraná ou no calor que tem feito esses dias.
Sigamos fortes. O ódio pode estar na moda, mas não temam nem se impressionem com essas pessoas posando de valentões. O tempo deles vai passar e a verdadeira mensagem de Jesus, um marceneiro que foi perseguido pelos vendilhões do templo, pelos soldados e pelos promotores dos poderosos, vai continuar a ecoar em cada Natal: uma mensagem de amor, fraternidade e esperança.
A luta por um mundo melhor continua.
Feliz Natal,
Lula”


“Bolsonaro é obcecado por Lula”, diz Gleisi


A senadora e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, escreveu em seu Twitter que Bolsonaro é obcecado por Lula e que busca se apropriar da iconografia do ex-presidente mais popular da história; ela diz: "Bolsonaro é obcecado por Lula. Quer ser o presidente simples, amado pelo povo. Só que em Lula a simplicidade e o amor são originais, e eram criticados pela grande mídia. No candidato eleito tudo é fabricado, sob medida, desde a campanha. E a mídia exalta
Da Rede Brasil Atual - A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, criticou hoje (24) o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Ontem sua assessoria divulgou fotos do capitão reformado do Exército lavando e estendendo roupa em uma casa na base da Marinha na Ilha de Marambaia, no sul do RJ, onde passa o Natal.
"Bolsonaro é obcecado por Lula. Quer ser o presidente simples, amado pelo povo. Só que em Lula a simplicidade e o amor são originais, e eram criticados pela grande mídia. No candidato eleito tudo é fabricado, sob medida, desde a campanha. E a mídia exalta", escreveu Gleisi em seu perfil no Twitter.
O presidente eleito que agora posa de homem que realiza trabalho doméstico, é o mesmo que já afirmou ser injusto que mulheres e homens ganhem o mesmo salário. E que votou contra a proposta que acabou aprovada e estendeu direitos aos trabalhadores domésticos, a chamada PEC das Domésticas.
Em 2010, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve com familiares na base naval de Aratu, na praia de Inema, em Salvador, para alguns dias de descanso na virada do ano, virou motivo de chacota. Uma foto sua equilibrando uma caixa de isopor na cabeça – o que para ele sempre foi a coisa mais normal –, na qual aparece também dona Marisa Letícia, morta em 2017, foi tachada de gafe e muitas outras expressões depreciativas pela mesma imprensa que afaga Bolsonaro.


Papa pede vida mais simples e menos materialista na Missa do Galo


Em sua homilia, Francisco, 82, disse que o nascimento do Menino Jesus na pobreza em um estábulo deveria fazer com que todos, especialmente os "vorazes e gananciosos", refletissem sobre o real sentido da vida


O papa Francisco celebrou a tradicional Missa do Galo diante de 10 mil pessoas na praça de São Pedro, no Vaticano, e instou o mundo desenvolvido a busca uma vida mais simples e menos materialista, ao mesmo tempo em que condenou o aumento da disparidade entre ricos e pobres 
Em sua homilia, Francisco, 82, disse que o nascimento do Menino Jesus na pobreza em um estábulo deveria fazer com que todos, especialmente os "vorazes e gananciosos", refletissem sobre o real sentido da vida. 
"Diante da manjedoura, entendemos que a comida da vida não são riquezas materiais, mas o amor; não a gula, mas a caridade; não a ostentação, mas a simplicidade", afirmou o papa, com simples vestes brancas. 
"Vamos nos perguntar: eu realmente preciso de todos esses objetos e receitas complicadas para viver? Posso ficar sem todos esses extras desnecessários e viver uma vida com maior simplicidade?", acrescentou.
"Nos nossos dias, para muitas pessoas, o sentido da vida se encontra em possuir, em ter em excesso objetos materiais. Uma ganância insaciável marca toda a história da humanidade, mesmo hoje, quando muitos jantam de maneira luxuosa enquanto muitos ficam sem o pão diário necessário para sobreviver." 
Francisco, o primeiro papa da América Latina, fez a defesa dos pobres a marca de seu papado, que entrará em seu sexto ano em março de 2019.
No sábado (22), o Vaticano disse que ele deu como presente de Natal aos sem-teto de Roma uma nova clínica, na praça São Pedro, para que possam ter atendimento médico gratuito. 
No Dia de Natal, na terça (25), o papa fará sua mensagem bianual "Urbi et Orbi" (para a cidade e para o mundo) da sacada central da Basílica São Pedro. Ele deve falar sobre a perseguição aos cristãos na Síria e no Iraque. 
Francisco enviou seu secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, para celebrar o Natal com os cristãos no Iraque. 
Católicos estão entre as minorias religiosas mais perseguidas pelo Estado Islâmico no país do Oriente Médio. 
Nesta segunda, Parolin se encontrou em Bagdá com premiê iraquiano, Adel Abdul-Mahdi.
Nos próximos dias, ele deve viajar para o norte do Iraque para se encontrar com líderes curdos em Irbil e para celebrar uma missa em Qaraqosh, próximo a Mosul, de acordo com o Vaticano.  Com informações da Folhapress.
Fonte: Notícias ao Minuto