segunda-feira, 2 de julho de 2018

Vereadores eleitos pelo Parlamento Jovem são diplomados em Apucarana


A solenidade de diplomação aconteceu na última sexta-feira (29) no Fórum Desembargador Clotário Portugal. 

Foi realizada na tarde da última sexta-feira (29/06), no Fórum Desembargador Clotário Portugal, a sessão de diplomação dos eleitos no pleito do Projeto Parlamento Jovem, edição 2018, no município de Apucarana. Foram eleitos 11 alunos dos Colégios Estadual Osmar Guaracy Freire, Padre José de Anchieta e Polivalente.
A solenidade, presidida pela juíza eleitoral Dra. Caroline de Castro Carrijo, contou com a presença do prefeito Dr. Carlos Alberto Gebrin Preto, Dr. Beto Preto, presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Mauro Bertoli, Dr. Osvaldo Soares Neto, titular da 1ª Vara Criminal e Diretor do Fórum, vereadora Márcia de Sousa, autora do projeto, Maria Onide Ballan Sardinha, chefe do Núcleo Regional de Educação, Denise Aparecida Carletto, presidente do Conselho Municipal de Juventude e Sebastião Ferreira Martins Júnior, vice-prefeito do município de Apucarana.
Acompanharam a sessão os vereadores: Franciley Preto Godoi, Poim, Gentil Pereira, Edson da Costa Freitas, Antônio Marques da Silva, Marcos da Vila Reis, Antônio Carlos Sidrin, Rodolfo Mota, Luciano Augusto Molina.
O projeto Parlamento Jovem tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício de mandato.
“Cumprimos hoje mais uma etapa do Projeto Parlamento Jovem com a diplomação dos nossos vereadores eleitos. A responsabilidade de todos para este projeto é de suma importância para a nossa cidade. Esta é a primeira edição em nossa Apucarana e a quarta cidade do Estado que o Parlamento Jovem está sendo desenvolvido. Como presidente do Legislativo, assumo o compromisso de colocar toda estrutura da Câmara a disposição para atendê-los e auxiliá-los no que for preciso”, diz o presidente Mauro Bertoli.
A autora do projeto Márcia Sousa, destacou que o projeto Parlamento Jovem surgiu por solicitação do Conselho Municipal da Juventude como forma de garantir que a juventude tenha possibilidade de vivenciar todo o processo político que perpassa pelo direito e também pelo dever. “Agradeço a todos que auxiliaram no desenvolvimento deste projeto. E a vocês Parlamentares Jovens, muito obrigado pela confiança e seriedade dispensada em todo o processo de organização, capacitação, eleição e agora diplomação. Com este projeto pudemos alcançar dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que são: ODS5 "alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas": ODS 16 promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis as instituições executivas, legislativas e judiciárias também são um dos alvos da agenda 2030. Em seu objetivo 16, a agenda prevê que os países combatam a corrupção, a impunidade, as práticas abusivas e discriminatórias, a tortura, bem como todas as formas de restrição das liberdades individuais”, relata a vereadora.
Dr. Osvaldo Soares Neto, diretor do Fórum, destacou que “o envolvimento dos alunos na política do município é importante, e necessária para a vida em sociedade. É imprescindível. Parabenizo todos os eleitos e peço que Deus abençoe cada um de vocês”.
O prefeito Dr. Beto Preto lembrou que faltando apenas cem dias para as eleições. “Segundo pesquisas, muitas pessoas não querem votar, foi o que vimos no Tocantins recentemente, mas isso não pode acontecer. Além de ser um dever, votar no Brasil é um direito que tem que ser consagrado. E vimos isso aqui no Parlamento Jovem. Estamos preparando jovens vitoriosos que discutem política e tiveram coragem de colocar seus nomes na disputa. Foram 46 candidatos que se colocaram à disposição, alunos votando. O que vimos foi a democracia. Parabéns aos eleitos. Aguardo todos na prefeitura para discutirmos o futuro da nossa cidade”, conclama Beto Preto.
DIPLOMADOS
Foram diplomados os 11 vereadores eleitos na última terça-feira (26/06): Antony Felipe Martins da Silva, Maria Julia Roberta de Souza, Milene Bueno da Cunha, Giovanna de Barros, Luís Henrique Moreno Zielenski, Beatriz dos Santos de Miranda, Maria Eduarda S. Siqueira, Daniel Vitor de Jesus, Lívia Vitoria Severo Ferreira, Hélio Augusto Costa dos Santos e Matheus Lessa Andreata.

Brasil e México prometem jogo ofensivo daqui há pouco em Samara


Na Copa de 2014, no Brasil, as seleções brasileira e mexicana empataram em 0 a 0 na terceira rodada do Grupo A


Getty Images (Foto de arquivo) 
Esta é a segunda Copa seguida que o Brasil e México se enfrentam em partida pela principal competição da Federação Internacional de Futebol (Fifa). As duas seleções entrarão em campo hoje (2), às 11h, na Cosmos Arena, em Samara. Para decidir quem passa para as quartas de final. O treinador Tite (Adenor Bachi), quer a Seleção Brasileira com forte chegada no ataque.
A mesma postura ofensiva foi prometida pelo técnico do México, o colombiano Juan Carlos Osório, conhecido do torcedor brasileiro por ter dirigido o time do São Paulo. "Não ficaremos plantados lá atrás, esperando. Os atacantes brasileiros são bons demais para este ser o plano correto. Estamos firmes na ideia de ter pelo menos quatro ou cinco jogadores de ataque", disse.
Na Copa de 2014, no Brasil, as seleções brasileira e mexicana empataram em 0 a 0 na terceira rodada do Grupo A, no Castelão, em Fortaleza. Naquela ocasião, o destaque do México foi o goleiro Ochoa, que fez defesas importantes.
Ochoa estará em campo nesta segunda-feira, no gramado do Estádio de Samara, e, mais uma vez, terá Neymar pela frente. Ele prometeu uma exibição tão boa quanto a que fez há quatro anos no Brasil. O México terá ainda o volante Héctor Herrera e o atacante Peralta, que estiveram na decisão, contra o Brasil, no torneio de futebol da Olimpíada de Londres, em 2012, vencida pelos mexicanos por 2 a 1, com dois gols de Peralta.
A seleção brasileira já enfrentou a equipe mexicana quatro vezes em Copa do Mundo, todas em fases de grupos. Foram três vitórias (1950, 1954 e 1962) e um empate (2014). Nos quatro jogos, o time verde e amarelo não sofreu um gol sequer.
Para o jogo de hoje, Tite decidiu manter Fágner na lateral direita e Felipe Luís na lateral esquerda, repetindo a escalação de início do jogo contra a Sérvia, vencida pela Seleção Brasileira por 2 a 0. "Tá confirmada a equipe! Será a base da equipe, com a entrada de Filipe Luís".
Danilo, que já se recuperou da lesão na região do quadril, ficará no banco. Sobre Marcelo, Tite informou que conversou com o jogador sobre suas condições físicas. "Falei com o Marcelo. Numa situação normal, ele jogaria. O que não pode é o técnico colocar um atleta em situação de insegurança num jogo desse. Eu disse a ele como é legal ter um cara que foi para o campo, ele quer participar. Isso mostra sua responsabilidade, seu comprometimento, mas me foi colocado que ele teria 45 ou 60 minutos de tempo de segurança. Não posso num jogo decisivo", disse.
A presença de laterais mais defensivos e em melhores condições físicas mostra a preocupação do treinador brasileiro pelas jogadas de lado do campo da equipe mexicana, principalmente pelo lado esquerdo, com Lozano, jogador veloz e de muita técnica, responsável pelo gol do México na vitória por 1 a 0 contra a Alemanha, na fase de grupo.
Tite fez também uma análise da participação de Neymar no jogo contra os sérvios "Ele jogou muito, muito bem contra a Sérvia. Ele fez tudo que pedimos taticamente, defendendo lá atrás e procurando o gol, o drible e correndo com a bola". O treinador definiu que Thiago Silva vai usar a braçadeira de capitão do time na partida contra o México.
O zagueiro destacou a importância de manter a concentração durante o jogo a fim de evitar jogadas erradas. "Agora a gente tem que errar o menos possível. Um erro pode custar caro, uma eliminação. Toda concentração é válida para ficarmos mais dentro do jogo o possível. É um jogo difícil. Pelo o que o México apresentou na primeira fase, mereceu estar aqui. Como nós também merecemos! Acredito que será um grande jogo, e que a gente possa fazer o nosso melhor e merecer a classificação, diante desse grande adversário"
Tite deverá escalar o Brasil com: Allison; Fagner, Miranda, Thiago Silva e Felipe Luís; Casemiro, Paulinho e Philippe Coutinho; Willian, Neymar e Gabriel Jesus.
Osório colocará o México em campo com: Ochoa; Álvarez, Ayala, Salcedo e Gallardo; Guardado, Herrera e Layún; Vela, Lozano e Chicharito Hernández.
A partida terá como árbitro central o italiano Gianluca Rocchi, auxiliado pelos compatriotas Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini.
Em sua história, o Brasil e México já se enfrentaram 39 vezes, com 22 vitórias do Brasil, dez do México e sete empates. Com informações da Agência Brasil. 
Notícias ao Minuto

Alex Canziani acompanha Ministro da Educação em visita ao Paraná nesta 2ª feira

(Foto: RTV Canal 38)

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, estará no Paraná nesta segunda-feira (02/07), a convite do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani, para entregar obras e formalizar repasse de recursos para instituições federais e estaduais. Ele virá a Londrina, Apucarana, Paranavaí e Maringá.
Silva entregará recursos para os câmpus da Universidade Tecnológica Federal de Londrina e Cornélio Procópio e para o consórcio de municípios Codinorp; libera recursos e inaugura um bloco de salas de aula da UTF de Apucarana e entrega o ginásio de esportes do Instituto Federal de Paranavaí. O ministro encerra o dia em Maringá celebrando o repasse de recursos para universidades estaduais, que foram viabilizados por intermédio da bancada paranaense no Congresso Nacional.