sexta-feira, 2 de março de 2018

VOX: Para 56%, condenação de Lula foi política


Pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta sexta-feira, 2, mostra que 56% da população brasileira acham que o processo e a condenação do ex-presidente Lula foram políticos; para 54%, Lula tem o direito de ser candidato, apesar da condenação que pode impedi-lo de concorrer nas próximas eleições; 52% dos entrevistados acham que Lula não será preso e 46% acreditam que a Justiça foi seletiva contra o ex-presidente, tratando-o de maneira mais dura, se comparado ao tratamento a políticos como Michel Temer (MDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG)

247 - Pesquisa do instituto Vox Populi para a Central Única dos Trabalhadores (CUT), divulgada nesta sexta-feira, 2, mostra que
56% dos brasileiros acham que o processo e a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram políticos, porque muita gente não gosta dele. Já para 32%, o processo foi normal, sem misturar questões jurídicas com políticas. Outros 13% não souberam ou não responderam.
Segundo a pesquisa CUT/Vox, para 40% dos brasileiros, os juízes do TRF-4 não provaram nada contra Lula. Outros 34% acham que os juízes provaram e 27% não souberam ou não quiseram responder.
Entre dezembro e fevereiro aumentou de 40% para 46% o percentual dos entrevistados que acham que os juízes tratam Lula de maneira mais dura, se comparada ao tratamento que dão a outros políticos, como Michel Temer (MDB-SP) e Aécio Neves, senador do PSDB-MG. Já o percentual dos que acreditam que Lula é tratado com o mesmo rigor que os outros, caiu de 43% para 40% no mesmo período.
48% dos brasileiros acham que quem tem de julgar Lula é o povo, nas urnas, e não Moro ou outros juízes - 41% discordam e 11% não sabem ou não quiseram responder.
A CUT/Vox quis saber dos brasileiros se eles acham que Lula tem o direito de se candidatar a presidente nas eleições deste ano, independentemente de votarem ou não no ex-presidente.
Para 54% Lula deveria e tem o direito de ser candidato, apesar da condenação que pode impedi-lo de concorrer nas próximas eleições. Outros 37% acham que Lula deveria ser impedido e 9% não souberam ou não quiseram responder.
Segundo a pesquisa, 52% dos entrevistados acham que Lula vai ser candidato. Outros 33% não acreditam nessa possibilidade e 15% não sabem ou não responderam.
Perguntados se a condenação de Lula foi justa e baseada em provas e que, portanto ele deveria ser preso, 49% responderam que o ex-presidente não deveria ser preso; 36% que deveria e 16% não sabem ou não responderam.
Para 48% dos entrevistados, Lula e qualquer pessoa tem direito a só ser presa se a condenação for confirmada pelos tribunais superiores. Outros 28% acham que a prisão deve ser feita após condenação por um tribunal de recursos, como aconteceu no TRF-4, e 24% não souberam ou não quiseram responder.
Para 26% Lula só deve ser preso se for condenado pelos tribunais superiores. Outros 28% acham que Lula deveria ser preso imediatamente e 12% não souberam ou não quiseram responder.
Lula vai ser preso?
A maioria dos entrevistados, 52% acha que Lula não vai ser preso; 29% que vai e 19% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa CUT/Vox Populi fez 2000 entrevistas, em 118 municípios. Estratificação foi por cotas de sexo, idade, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.
Foram entrevistados brasileiros com mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior, de todos os estratos socioeconômicos.
(*Com informações da CUT)


Prefeito prestigia incorporação de novos recrutas em Apucarana


Recrutas, familiares, autoridades e convidados foram recepcionados no ginásio de esportes do batalhão 
(Fotos: Profeta)
Em solenidade presidida pelo tenente coronel José Luis Barbosa Deina o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) incorporou 285 novos recrutas. A cerimônia, realizada nesta sexta-feira (02/03), nas dependências da unidade local do Exército, contou com a presença do prefeito de Apucarana, Beto Preto que esteve acompanhado do vice, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), e outras autoridades presentes.
Três momentos marcaram a cerimônia. Recrutas, familiares, autoridades e convidados foram recepcionados no ginásio de esportes da corporação, onde participaram de um culto de ação de graças. Depois, ainda à paisana, o grupamento de conscritos de 2017 se deslocou até o acesso do 30º BIMec, para a abertura do portão das armas e a entrada simbólica dos recrutas. Na sequência, eles vestiram o tradicional fardamento do efetivo e participaram da formatura de incorporação.
De acordo com o tenente coronel Deina, comandante do 30º BIMec, a incorporação de recrutas ocorre simultaneamente em todas as organizações militares do Exército no País. O contingente que vem para o 30º BIMec é oriundo de quatro municípios tributários, Apucarana, Arapongas, Rolândia e Jandaia do Sul, que abrangem diversas outras cidades que ficam em seu entorno. Devido à área de abrangência, a unidade localizada em Apucarana recebe a denominação de “Sentinela do Norte do Paraná”.
Dentro das organizações militares, os recrutas são incentivados ao trabalho em equipe e à ajuda mútua, além de respeitar padrões de hierarquia, disciplina, moral e ética. “A incorporação faz parte do preparo da reserva mobilizável, com o desenvolvimento de atividades de formação básica, qualificação e adestramento”, explica o tenente coronel, salientando que na fase inicial os recrutas ficarão em regime de internato até o dia 23 de março e depois cumprirão o restante do serviço militar podendo visitar regularmente seus familiares.
O prazo mínimo em que eles ficarão na corporação é de 12 meses, período que poderá ser ampliado por até 8 anos, em processos militares que são conhecidos como engajamento e reengajamento. “Isso dependerá da quantidade de vagas existentes e do desempenho de cada um. Eles poderão ser promovidos a cabo e até a sargento temporário”, observa Deina.

O prefeito de Apucarana enalteceu o trabalho do Exército, salientando que o 30º BIMec é uma instituição que goza de prestígio e de credibilidade em Apucarana. “Muito nos orgulha ter uma unidade do Exército em Apucarana e de ver os recrutas servindo à Pátria, dedicando praticamente um ano ou até mais das suas vidas a esta valorosa instituição. Os pais podem ter certeza que seus filhos estão numa instituição de credibilidade e que os ajudará a serem homens melhores”, assinala.


Prêmio “Mulher Destaque” será entregue no Dia Internacional da Mulher


A Lei que institui o Prêmio é de autoria da vereadora Márcia Sousa e foi aprovada por unanimidade dos vereadores
Na próxima quinta-feira (08/03) a Câmara Municipal de Apucarana realiza Sessão Solene para entrega do “Prêmio Mulher Destaque” do Município de Apucarana. A honraria foi proposta através da Lei nº 118/2017, de autoria da vereadora Márcia Regina da Silva de Sousa (foto), e aprovada por unanimidade dos vereadores.
“Ficamos honrados em entregar o prêmio Mulher Destaque no dia Internacional da Mulher – 08 de março. Segundo determina a Lei, estão sendo homenageadas mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social”, explica a vereadora.
Cada vereador indicou, de forma fundamentada, uma mulher que faça jus à homenagem. “Nosso principal objetivo é valorizar a mulher no contexto da cidadania. A relevante e justa homenagem dá-se pela nova condição feminina que remete a presença e a atuação afetiva e efetiva de mulheres que além de ser um dos alicerces da família e de suas residências, ainda contribuem com o desenvolvimento da cidade. Em função deste desempenho feminino que contribui consideravelmente com o desenvolvimento da nossa sociedade é que propomos esta homenagem”, justifica a autora da Lei.
O Título será concedido apenas uma única vez para cada mulher merecedora da homenagem e todos os anos a entrega será na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
Receberão o Prêmio “Mulher Destaque” de 2017:
- MARLI REGINA FERNANDES DA SILVA -  Indicada pelo vereador JOSÉ AIRTON DECO DE ARAÚJO
- DENISE CANESIN MOISÉS MACHADO – Indicada pelo vereador LUCAS LEUGI
- JOSSUELA PIRELLI PINHEIRO – Indicada pelo vereador LUCIANO AUGUSTO MOLINA
- AIDA SANTOS ASSUNÇÃO – Indicada pelo vereador GENTIL PEREIRA DE SOUZA FILHO
- LUCIA STIBIR DE SALLES – Indicada pela vereadora MARCIA REGINA DA SILVA DE SOUSA
- CARMEN SEREA – Indicada pelo vereador FRANCILEY PRETO GODOI – POIM
- MARIA COTA FILHA – Indicada pelo vereador RODOLFO MOTA
- MARIA PALMERIM PRATES – Indicada pelo vereador EDSON DA COSTA FREITAS
- ELZA DA SILVA RESENDE – Indicada pelo vereador ANTÔNIO MARQUES DA SILVA -  MARCOS DA VILA REIS
- CÉLIA KAOEREI YOSHII – Indicada pelo vereador e presidente do Legislativo MAURO BERTOLI
- ROSEANE CRISTINA DE OLIVEIRA CRANASCIM Indicada pelo vereador ANTÔNIO CARLOS SIDRIN
 SESSÃO SOLENE
A Sessão Solene para entrega do Prêmio Mulher Destaque será na próxima quinta-feira (08/03), às 20 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Apucarana.