segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Defensoria Pública aciona Ratinho por comentário homofóbico

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo entrou com uma representação no último dia 4, pedindo que a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado abra um processo contra o apresentador Ratinho por declarações consideradas homofóbicas. A informação é da coluna de Monica Bergamo, da Folha de São Paulo.
Na semana passada, o apresentador de TV e pai do pré-candidato ao governo do Paraná, deputado estadual Ratinho Júnior (PSD), publicou vídeo nas redes sociais comentando as novelas da Rede Globo. “Eu tava vendo a novela da Globo agora, negócio de cangaceiro, a gente tem que olhar o que está concorrendo com a gente. Mas poxa, a Globo colocou veado até em filme de cangaceiro, naquele tempo não tinha veado, não. Vocês acham que tinham veado naquele tempo? É muito veado. É veado 6 horas da tarde, 8 da noite, 9 da noite, veado 10 da noite. É muito veado. Eu não sei o que tá acontecendo, não tem tanto veado assim. Ou tem? Será?”, comentou ele.
Segundo a colunista da Folha de SP, a Defensoria considerou que o termo foi utilizado pejorativamente. Por isso, o órgão pediu que a secretaria aplique multa por discriminação homofóbica.
O apresentador tentou voltar atrás, afirmando que “não quis ofender nenhum gay”, e que tudo não passaria de “uma brincadeira”.

Para o defensor público Rodrigo Leal da Silva, a retratação “não exclui o caráter homofóbico da fala”.

Richa admite ficar no governo

Numa longa entrevista ao Estadão, publicada nesta segunda-feira, o governador Beto Richa admitiu a possibilidade de ficar no governo até o final de seu mandato.
Não explicou os motivos, disse apenas que “ainda não sabe”, mas que sua “tendência” é não se desincompatibilizar para disputar o Senado, o que aconteceria até 7 de abril.
-- Tenho pensado (em ficar), disse.
Em todo caso, Richa afirmou que irá se “engajar” na campanha do PSDB à Presidência da República e defendeu a candidatura do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

-- O Alckmin tem tudo o que os brasileiros querem depois de tanta turbulência: segurança, experiência e seriedade, afirmou. A informação é da jornalista Roseli Abrão em seu blog.

TRF4 interrompa o golpe, pedem manifestantes em defesa da democracia


O palco do julgamento do ex-presidente Lula no próximo dia 24 recebeu, nesta segunda-feira, 8, um abraço simbólico de manifestantes; “TRF 4: Interrompa o golpe”, escreveram os manifestantes do Comitê em Defesa da Democracia e de Lula ser Candidato de Porto Alegre em uma faixa de 40 metros; objetivo da manifestação foi denunciar a perseguição judicial ao ex-presidente, cujo processo tramitou em tempo recorde no tribunal em questão; até a data do julgamento, inúmeras atividades em defesa de Lula estão sendo agendadas para acontecer tanto em Porto Alegre quanto em outras capitais
Rio Grande do Sul 247 - O palco do julgamento do ex-presidente Lula no próximo dia 24 recebeu, nesta segunda-feira, 8, um abraço simbólico de ato organizado pelo Comitê em Defesa da Democracia e de Lula ser Candidato de Porto Alegre.
“TRF 4: Interrompa o golpe”, escreveram os manifestantes em uma faixa de 40 metros. O objetivo da manifestação foi denunciar a perseguição judicial ao ex-presidente, cujo processo tramitou em tempo recorde no tribunal em questão.
Até a data do julgamento, inúmeras atividades em defesa de Lula estão sendo agendadas para acontecer tanto em Porto Alegre quanto em outras capitais.
Confira a agenda:
13 de janeiro – Em todos os estados do país, dia de manifestações e de lançamento dos Comitês Populares em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato;
22 de janeiro – Em Porto Alegre, Seminário Internacional sobre Democracia (manhã) e Debate com juristas e lançamento das edições em espanhol e em inglês do livro “Comentários sobre uma Sentença Anunciada” (tarde);
23 de janeiro – Em Porto Alegre, Ato das Mulheres em apoio ao presidente Lula (manhã), ato internacional em conjunto com o Fórum Social Mundial (tarde), seguido de caminhada e vigília em defesa da democracia e do presidente Lula.
24 de janeiro (dia do julgamento) – Ato Público em Porto Alegre em Defesa da Democracia e do direito de Lula ser candidato. Em todos os estados, manifestações em defesa da democracia e do direito do presidente Lula.
No dia 25 de janeiro, a Comissão Executiva Nacional do PT fará reunião ampliada para reafirmar a candidatura de Lula à presidência da República.
(*Com informações da Revista Fórum)


Ruas de Rancho Alegre terão asfalto mais robusto

Usina de TST do Cindepar em Rancho Alegre
A Prefeitura de Rancho Alegre vai pavimentar 10 mil metros quadrados de ruas em um bairro da cidade através do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar). Os serviços estão previsto para começar nesta segunda-feira (8), e devem levar cerca de dez dias para serem concluídos, dependendo das condições climáticas.
Para isso, o Cindepar estará usando sua usina móvel que pavimenta pelo sistema chamado “Tratamento Superficial Triplo” (TST), que possibilita a aplicação de camadas mais robustas na base da via. A utilização do equipamento (um caminhão especial) começou a ser operado recentemente pelo consórcio, que já está programando a aquisição de novas unidades do gênero para atender as demandas dos seus municípios.
Uma solenidade, realizada na tarde da última sexta-feira (5), na cidade, marcou o lançamento desta fase do programa de pavimentação: “É um momento de muita felicidade para nós, que somos da administração. Realmente estávamos precisando do Cindepar”, comemora a prefeita Dona Darlene (PMDB). O evento foi prestigiado por prefeitos, vereadores e pela imprensa da região, além da comunidade local.
Presente também na ocasião, o deputado federal Alex Canziani (PTB), idealizador do consórcio, disse que "o asfalto é uma obra muito aguardada pela população”, resume o parlamentar. Demonstrando satisfação no evento, ele lembra que “o Cindepar é um ‘case’ de sucesso no país porque muitas regiões estão querendo fazer um”. Segundo Canziani, cidades de Goiás, Pará e Sergipe já manifestaram a possibilidade de implantar algo similar, assim como em São Paulo. Em novembro passado, nove municípios daquele interior lançam, em Mirassol, o consórcio chamado “Cindesp”.
SETE MÁQUINAS - O Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná, que congrega 154 municípios, possui seis usinas móveis de micropavimento asfáltico e uma de TST. Ruas e avenidas de mais de cem cidades já foram recapeadas desde a sua fundação, em 2013.