segunda-feira, 1 de outubro de 2018

TRE condena blogueiro por propagação de “fake news”


Fernando Damas ao centro. TRE determinou retirada da postagem em 48 horas sob pena de multa de R$ 5 mil pelo descumprimento da decisão judicial
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná condenou o blogueiro de Mandaguari, Fernando Damas Paviani, por propagação de fake news (notícia falsa). Fernando Damas era alvo de ação movida por Arilson Chiorato, candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

A ação foi motivada por uma postagem feita pelo blogueiro, na qual ele distorce informações sobre um acidente de trânsito (colisão automobilística) ocorrida na década de 90, acusando Arilson de ter agido de forma dolosa.
A sentença do TRE, datada de 17 de setembro de 2018, condenou Damas a retirar a postagem do ar em até 48 horas, sob pena arcar com multa de R$ 5 mil por descumprimento da decisão judicial.
O uso do acidente ocorrido há quase vinte anos, no qual não houve intenção ou culpa do atual candidato, configura evidente fake news, com o objetivo de prejudicar Arilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário