De janeiro a 17 de
julho deste ano, o Procon Apucarana realizou 1.463 atendimentos presenciais de
consumidores
(Foto: Edson Denobi) |
Além dos
municípios de Cambira e Novo Itacolomi, a partir de agora a Diretoria Municipal
de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon Apucarana) também prestará
atendimento a consumidores de outras cidades circunvizinhas. A expansão, que
visa dar suporte aos cidadãos que não possuem uma unidade do Procon em suas
bases de residência, foi autorizada pelo prefeito Beto Preto (PSD) e comunicada
nesta quarta-feira (18/07) pelo diretor do Procon Apucarana, advogado José
Carlos Balan. “Realizamos uma média de 250 atendimentos mensais e, dentre eles,
um bom número já é de consumidores de municípios de fora da nossa então área de
abrangência, como Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Jandaia do Sul,
entre outros. Levei esta demanda ao prefeito e ele prontamente autorizou a
continuidade do acolhimento”, relata Balan. Segundo ele, a comunicação visa
oficializar o que já acontece na prática. “Esperamos agora poder ajudar mais
consumidores, de Marumbi, Kaloré, Borrazópolis, Rio Bom, entre outros vizinhos
que ainda não contam com um Procon”, reforça.
A abertura de trabalho dada pelo prefeito
Beto Preto e o empenho da equipe, composta por quatro estagiários e dois
funcionários em comissão, segundo Balan, tem possibilitado excelência no
atendimento do Procon Apucarana e são fatores decisivos para a expansão do
atendimento. “Temos toda a liberdade de ação e condições de trabalho por parte
do prefeito, que apenas pede que façamos bem feito”, afirma o diretor.
Apesar de pequena, Balan destaca os
resultados obtidos pela equipe. “Atuamos no dia a dia visando atender o
consumidor de forma humanizada e desburocratizada, sempre no propósito de
resolver a questão nos apresentada, seja qual for, de forma ágil. De acordo com
ele, os estagiários atuam divididos em dois turnos. “Dois na parte da manhã e
os outros dois na parte da tarde, então temos uma equipe permanente de quatro
funcionários ao longo do expediente diário, que é das 8h30 às 12 horas e das 13
às 17 horas. Embora reduzida, é uma equipe que tem cumprido muito bem o seu
papel”, enaltece Balan, que apresentou um relatório de trabalho ao prefeito
Beto Preto. “O órgão tem mantido uma média histórica de 95% de resolutividade
dos procedimentos abertos”, afirma o diretor.
De janeiro a 17 de julho deste ano, o
Procon Apucarana realizou 1.463 atendimentos presenciais de consumidores.
“Deste montante, 381 geraram um procedimento, com 257 já resolvidos e 36
transformados em multa. Oitenta e oito ainda estão em trâmite, mas com acordos
já bem encaminhados”, conta Balan. Os serviços de telefonia (fixa e móvel)
encabeçam a lista de reclamações, seguidos pelas operações bancárias e
financeiras diversas, relações com a indústria e comércio em geral,
instituições de ensino, entre outras relações de consumo. “Tenho um relatório
dos casos que atendi diretamente, que não estão contabilizados com os
atendimentos presenciais gerais. Foram 397 procedimentos do início do ano até
este dia 17 de julho e, deste montante, 241 são relacionados a reclamações com
as operadoras de telefonia”, confirma o diretor. Paralelo ao atendimento na
sede do Procon Apucarana, Balan relata o trabalho de fiscalização. “Estamos em
campo sempre que possível, observando o tempo de atendimento nas agências
bancárias, preços dos produtos nos supermercados, entre outros pontos inerentes
aos direitos do consumidor na indústria, comércio e prestação de serviços”,
frisa Balan
Orientações – Além de intermediar a
solução de conflitos entre consumidores e fornecedores, o Procon Apucarana
também está à disposição para orientações. “Hoje existem muitos golpes,
sobretudo em relações virtuais de compra e venda, por isso estamos a postos
para auxiliar a pessoa na comprovação da idoniedade do fornecedor, por exemplo.
Basta nos procurar”, informa o advogado José Carlos Balan, diretor do Procon
Apucarana. Recentemente, conta ele, a consulta ao Procon Apucarana evitou
prejuízo de R$30 mil a um consumidor. “Um senhor nos contatou falando que
estava fazendo a compra de um caminhão através de um anúncio pela rede social e
o suposto vendedor solicitava um depósito de R$30 mil para segurar o veículo,
que estava em outro estado da federação. Alto indício de um golpe que tem
acontecido muito. A pessoa deposita o valor e depois nunca mais consegue
contato com o vendedor, que na verdade era um golpista”, alertou Balan.
Serviço – A Diretoria Municipal de
Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) fica na Avenida Corifeu de Azevedo
Marques, 424 – Sala 1 (entre a prefeitura e Complexo Lagoão. O telefone de
contato é o 3425-2034 ou 0800-643-6400. O atendimento também é feito por e-mail
através do endereço proconapucarana@gmail.com.
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