segunda-feira, 23 de julho de 2018

Eucaliptos de grande porte são abatidos no Cemitério da Saudade


Município já erradicou cerca de 150 árvores de diversas espécies em cumprimento ao TAC com Ministério Público
(Foto: Edson Denobi)
A Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) está dando continuidade à erradicação das árvores existentes nos cemitérios de Apucarana. Com o auxílio de um guindaste, dois eucaliptos de grande porte foram abatidos e removidos do Cemitério da Saudade nesta segunda-feira (23/07). O serviço, que atende Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre Município e Ministério Público, também visa a renovação da licença junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Além do guindaste que foi contratado pelo Município, a operação mobilizou a equipe de corte de árvores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. “Eram eucaliptos que já possuíam galhos secos e estavam oferecendo riscos. O guindaste ficou do lado de fora e os troncos foram içados para evitar que caíssem em cima dos túmulos”, relata Marcos Bueno, diretor-presidente da Aserfa.
De acordo com ele, o Município já erradicou cerca de 150 árvores de diversas espécies em cumprimento ao TAC. “Faltam ainda cerca de quarenta, dentre as quais estão 27 araucárias”, afirma Bueno, acrescentado que o Município já tem a autorização do IAP para o corte dos exemplares de pinheiro paranaense. “Estamos providenciando uma nova licitação para contratação de guindaste e nossa meta é concluir o serviço até o Dia de Finados”, projeta Bueno.
O diretor-presidente da Aserfa lembra que o TAC foi firmado com base na resolução 02/2009, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que estabelece medidas para solucionar potenciais riscos ambientais e sanitários. “Já cumprimos o TAC, em que o Município assumiu o compromisso de tomar providências para minimizar os problemas. Vamos agora erradicar todas as árvores visando a renovação da licença junto ao IAP, uma vez que o órgão não permite árvores de grande porte em cemitérios, perto de túmulos”, salienta Bueno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário