terça-feira, 17 de julho de 2018

Cine Fênix recebe clássicos do “chorinho”


Evento faz parte do Festival Internacional de Música de Londrina (FML), que ao logo dos últimos 38 anos firmou-se como um dos eventos mais importantes da agenda cultural do país 
(Foto site FML/Divulgação)
O Clube do Choro de Brasília é atração na noite desta quarta-feira (18/07), a partir das 20 horas, no Cine Teatro Fênix, em Apucarana. Parte integrante da programação extensiva de espetáculos do 38º Festival Internacional de Música de Londrina (FML), a entrada é gratuita e os convites de acesso devem ser retirados a partir das 19 horas na bilheteria do local do evento, limitados à capacidade do espaço (480 lugares).
“O “Choro de Brasília” revisita obras dos grandes compositores da música popular brasileira, trazendo para Apucarana obras-primas de nomes consagrados da nossa música, revistas e atualizadas pelos arranjos e interpretações de alguns dos maiores instrumentistas atualmente em atividade no país”, relata professora Maria Agar Borba Ferreira, secretária Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur).
Com quarenta anos de fundação, a formação atual tem Fernando César (violão 7 cordas), Léo Benon (cavaquinho), Sérgio Morais (flauta) e Valerinho Xavier (pandeiro), músicos-professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, em Brasília. “O repertório para o show de Apucarana inclui clássicos dos grandes mestres do Choro com Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo e Altamiro Carrilho, além de composições próprias”, informa Maria Agar.
O ritmo – Popularmente chamado de “chorinho”, o Choro é um gênero de música popular e instrumental brasileira que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e, ao longo dos anos, transformou-se em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte.
Extensão do FML prevê outros três espetáculos em Apucarana
A programação extensiva do 38º FML na Cidade Alta tem apoio da Prefeitura de Apucarana, através da Promatur, e engloba ainda outros três espetáculos com entrada gratuita. Na sexta-feira (20/07), às 20 horas, a Orquestra Sinfônica do Paraná fará um concerto de gala na Catedral Nossa Senhora de Lourdes. No domingo (22/07), às 16 horas, no Cine Fênix, será a vez da Ópera Contada João e Maria – uma livre adaptação da ópera de Engelbert Humperdinck. E, finalizando a programação, dia 27 de julho, às 20 horas, tem o recital de piano, no Cine Teatro Fênix, com Allan Duarte Manhas. “É uma honra para Apucarana receber mais uma vez eventos do Festival Internacional de Música de Londrina (FML), que ao logo dos últimos 38 anos firmou-se como um dos eventos mais importantes da agenda cultural do país”, destaca professora Maria Agar Borba Ferreira, secretária da Promatur.
Serviço – Mais detalhes sobre os espetáculos da extensão Apucarana podem ser obtidas no site www.apucarana.pr.gov.br ou pelo telefone 3423-2944. O FML é uma realização do Governo do Paraná, Prefeitura do Município de Londrina, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Associação de Amigos do FML. O site oficial do evento é o http://www.fml.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário