sábado, 9 de junho de 2018

UTFPR abre inscrições para o curso de engenharia de computação


A seleção para as 44 vagas será feita pelo SISU/ENEM e as aulas começam já no segundo semestre deste ano. 
(Foto: Profeta)
No período de 12 a 15 de junho, estarão abertas as inscrições para a Engenharia de Computação, o mais novo curso oferecido pelo câmpus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A seleção para as 44 vagas será feita pelo SISU/ENEM e as aulas começam já no segundo semestre deste ano.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (08/06) pelo diretor-geral do câmpus Apucarana da UTFPR, professor Marcelo Ferreira da Silva, durante reunião com o prefeito de Apucarana, Beto Preto. O curso, cujo processo seletivo foi autorizado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), é o quinto curso de graduação na área de engenharia implantado no câmpus, que já contava com as engenharias Têxtil, Civil, Elétrica e Química.
Também estiveram presentes o vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), Jayme Leonel, presidente da Acia, o professor Fernando Barreto que irá coordenar o curso, Cosmo Santiago, diretor de pesquisa  e pós-graduação da UTFPR, e a assessora executiva da instituição de ensino, Viviani Teodoro. O encontro também contou com a presença dos engenheiros Márcio Hirose e Mateus Franciscon Fernandes, representando a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA). Já a Casa Civil, do Governo do Estado, foi representada pelo coordenador regional, André Luís Marçal de Oliveira, e pelo assessor Adan Lenharo.
Após receber a confirmação da implantação do curso e da abertura do período de inscrições, o  prefeito Beto Preto ligou para o deputado federal Sérgio Souza. “Liguei para agradecer o deputado, que ajudou a consolidar a contratação de professores para complementar o quadro e que estará no dia 28 de junho em Apucarana para anunciar recursos para salas, laboratórios e equipamentos para a UTFPR”, afirma Beto Preto, acrescentando que neste dia o deputado estará acompanhado do secretário nacional de Ensino Superior do MEC, Paulo Barone.
De acordo com o professor Fernando Barreto, que irá coordenar o curso, a principal característica profissional é a versatilidade. “O foco do curso é a integração entre software e hardware. O engenheiro de computação poderá trabalhar tanto na indústria de base na automação e robótica, quanto em tecnologia da informação com web e mobile”, exemplifica.
Atualmente, o câmpus de Apucarana da UTFPR conta com 1.200 alunos matriculados. Além das cinco engenharias, a instituição oferece ainda os cursos design de moda, processos químicos e a licenciatura em química.  O diretor do câmpus de Apucarana afirma que processo de expansão, entretanto, continuará. “Temos programado no nosso projeto de desenvolvimento institucional ainda os cursos de engenharia biomédica e a agronômica. São projetos futuros que dependem de mobilização da sociedade, de recursos e ampliação da nossa estrutura”, frisa  Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário