A rodovia é um importante corredor para
escoamento da produção agrícola e um dos principais acessos da região ao Estado
de São Paulo. “O impacto vai ser muito grande para a região. Toda obra de
infraestrutura deste porte contribui com o desenvolvimento mais vigoroso dos
municípios”, afirmou o governador Beto Richa.
O governador Beto
Richa assinou nesta sexta-feira (23) a ordem de serviços para início das obras
de duplicação da BR-369, no trecho entre Jataizinho e Cornélio Procópio, no
Norte do Estado. A obra será executada pela concessionária Econorte e
fiscalizada pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de
Rodagem do Paraná (DER). Serão investidos cerca de R$ 226,7 milhões em 34,3
quilômetros da rodovia.
Na
mesma solenidade, foi lançada a pedra fundamental do Parque Científico e
Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O local, que
vai abrigar centros de pesquisas e incubadoras de empresas, receberá recursos
do Governo do Estado, governo federal, prefeituras e entidades do setor
empresarial.
A
rodovia é um importante corredor para o escoamento da produção agrícola e um
dos principais acessos da região ao Estado de São Paulo. “O impacto vai ser
muito grande para a região. Toda obra de infraestrutura deste porte contribui
com o desenvolvimento mais vigoroso dos municípios”, afirmou Richa. “Obras como
esta acontecem em todo o Estado, temos o maior programa de infraestrutura e
transporte que o Paraná já viu”, disse.
TODO PARANÁ – De acordo com o
governador, o Estado conta com 500 quilômetros de duplicação de estradas, entre
os trechos já entregues, em execução e obras previstas. “Um grande pacote está
sendo lançado neste mês para obras em todo o Estado”, afirmou.
O
secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, explicou
que serão feitas muitas correções ao longo da rodovia para trazer mais
segurança aos motoristas. “Há alguns pontos perigosos que precisam dessas
correções para evitar tombamento de caminhões, por exemplo. Isto encarece um
pouco a obra, mas traz mais qualidade”, disse.
O
prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, disse que a obra vai contribuir
com o deslocamento dos moradores do Norte e do Norte Pioneiro do Estado. “Há
muitos anos a população que utiliza a rodovia pede por esta obra. O Governo do
Estado entendeu que ela é importante para o Paraná”, disse. “Todos os
municípios da nossa região se socorrem em Londrina em casos de urgência. A
duplicação vai facilitar este acesso e pode até salvar vidas”, destacou.
ANTECIPAÇÃO – A duplicação da
rodovia estava prevista para ser feita em 2021, mas foi antecipada por causa do
diálogo entre o Governo do Estado e a Econorte.
Além da
pista dupla, também serão construídas quatro novas pontes, quatro viadutos, dez
retornos em nível e quatro correções geométricas de curvas, resolvendo os
problemas das famosas “curva da telha” e “curva do bode”, que ficarão mais
suaves. Haverá, ainda, a detonação de rochas em alguns segmentos.
A obra
terá início na região de Cornélio Procópio, mas ao longo dos 34 quilômetros
outras equipes farão trabalhos preliminares de limpeza, topografia e serviços
de terraplenagem, além da adequação dos acessos já existentes e da sinalização
e dos pontos de parada de ônibus. A Econorte estima que a obra vai gerar cerca
de 600 empregos diretos.
ACORDO – Para antecipar a duplicação da
BR-369 sem aumentar a tarifa de pedágio, o Governo do Estado assumiu a
construção do Contorno Norte de Londrina, que constava no cronograma de obras
da concessionária para 2021. A Econorte doou os projetos dos três lotes para o
Departamento de Estradas de Rodagem DER-PR, que assumiu a responsabilidade pela
obra.
TREVO – O Governo do Estado também vai
implantar um trevo em desnível na PR-160, em Cornélio Procópio. Na região foi
construído um hospital regional e um grande conjunto habitacional. A rodovia é
de pista simples, mas cheia de curvas. Será construída uma trincheira no local.
O
projeto está em fase de elaboração do orçamento. A estimativa inicial é de R$
7,5 milhões e o DER-PR planeja licitar a obra até março de 2018.
OUTRAS OBRAS – Richa citou
outras obras de infraestrutura que serão executadas na região Norte. A
homologação da licitação para duplicar 15,2 quilômetros da PR- 445, entre
Londrina e o distrito de Irerê, deve sair até o final deste mês. Serão
construídas oito pontes, quatro viadutos e uma trincheira.
O
DER-PR vai recuperar 13 quilômetros de marginais dos trechos urbanos da PR-445,
entre Cambé e Londrina, que sofreram desgaste anormal durante a duplicação da
rodovia. Propostas de preços para realizar o serviço serão abertas no dia 9 de
março, com valor máximo de R$ 3,9 milhões.
Também
estão sendo instaladas três passarelas no trecho urbano da PR-445 em Londrina,
com previsão de conclusão dos trabalhos em seis meses. Investimento totaliza R$
1,8 milhão.
PARQUE – O Parque Científico e Tecnológico será
construído em um terreno de seis alqueires, às margens da BR-369, na saída para
Santa Mariana.
O
parque terá uma área de incubação de empresas, centro de pesquisa, condomínio
empresarial, centro de convivência, anfiteatro e lotes que serão cedidos a empresas
que desenvolvem projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
“Aqui
será um espaço para promoção do desenvolvimento científico e tecnológico da
região de Cornélio Procópio, atraindo empresas que realizem pesquisa,
desenvolvimento e inovação”, disse Márcio Jacometti, diretor-geral do câmpus da
UTFPR no município.
PRESENÇAS – Participaram da
solenidade o diretor-presidente do Instituto das Águas do Paraná, Iram de
Rezende; os deputados federais Nelson Padovani, Alex Canziani e Luiz Carlos
Hauly; e os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli e Pedro Lupion.
Gente: AENPr
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