Parte da trincheira
(retorno) está pronta e, a partir de agora, a CCR-RodoNorte poderá concluir as
obras
(Foto: Profeta) |
O comandante do
30º Batalhão de Infantaria Mecanizada, tenente-coronel, José Luis Barbosa Deina
informou na tarde de ontem ao prefeito em exercício, Sebastião Ferreira Martins
Junior, que recebeu o comunicado oficial do Ministério do Exército autorizando
a doação de uma faixa de terras, para viabilizar a construção de uma trincheira
de retorno, na BR-376.
Desde 2015, quando foram iniciadas as
obras de duplicação da Rodovia do Café (BR-376), no trecho de 11 quilômetros,
autoridades, empresários, trabalhadores e também o comando do 30º Bimec exigiam
mudanças no projeto original da concessionária CRR/RodoNorte.
“Participamos dessa luta junto com o
prefeito Beto Preto, o comando do 30º Bimec e os industriais do parque sul, por
que era indispensável a construção de um retorno em desnível (trincheira) junto
ao quartel do Exército”, comentou ontem o prefeito em exercício Junior da
Femac. Conforme recorda ele, o prefeito Beto Preto tratou desta questão em
reunião com os engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e
diretores da CCR-RodoNorte.
De acordo com o que havia sido anunciado
anteriormente pela própria concessionária, os veículos que viessem no sentido
de Maringá ou do Parque Industrial Sul, para voltar à cidade de Apucarana –
pela BR-376 – teriam que percorrer cerca de 5 km até um retorno na Vila Reis,
junto ao acesso do aeroporto. Ocorre que antes da construção do viaduto – na
altura da Pedreira Brasil -, essa manobra era realizada por meio de uma
rotatória.
Foi por esta razão que houve uma grande
mobilização para a construção de um retorno em desnível, junto ao 30º Bimec.
“Trata-se de uma trincheira que resolve o problema que havia sido detectado por
representantes de empresas da região, incluindo a Pedreira Brasil, Caramuru,
Paranatex e Cocamar, além do 30º Bimec”, avalia Junior da Femac.
O documento que autoriza a cessão de área
do Exército Brasileiro está sendo encaminhado agora pelo tenente coronel Deina
à diretoria da CCR/RodoNorte. “Vale lembrar que boa parte da trincheira,
incluindo a passagem subterrânea já está pronta e restará a conclusão das alças
de acesso para a conclusão do retorno”, assinala Junior.
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