quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Prefeitura de Arapongas coloca arcos natalinos na avenida

A prefeitura de Arapongas está ultimando os preparativos da decoração de Natal deste ano e segue na instalação dos 36 arcos, que irão proporcionar um brilho especial em toda extensão da Avenida.
Também estão recebendo decoração de Natal as Praças da Matriz e Júlio Junqueira, as entradas do Conjunto Flamingos e da Zona Sul, as principais rotatórias da Avenida e o trecho duplicado da Rua Rouxinol.
Conforme o secretário de Cultura Geison Cortez, tudo está sendo preparado para que Arapongas tenha um Natal inesquecível neste ano, tanto no que compete à programação diversificada, como os enfeites natalinos, que neste ano ganharam os tradicionais arcos cruzando a Avenida.
A previsão é que a iluminação de Natal seja inaugurada no dia 10 de dezembro, dia da chegada do Papai Noel em Arapongas (confira a programação).
Trenzinho nos Bairros
Na última sexta-feira e nesta segunda-feira, alunos de Escolas localizadas na Zona Sul da cidade, tiveram a oportunidade de se divertir com o famoso “Trenzinho do Papai Noel”, que circulou pelas ruas dos bairros graças a uma parceria entre a Secretaria de Cultura, através do CEU das Artes e a Associação Comercial.
Programação de Natal
6/12 - Grupo de Teatro EMA - Espetáculo: "Banca Dias Gomes" no Espaço Ema às 20 horas

7/12 - Grupo de Teatro EMA - Espetáculo: "Escola de Mulheres" no Mahra às 20 horas

7 a 20/12 - Exposição: "História da Bicicleta" A trajetória da bicicleta é contada em detalhes na exposição, e conta com modelos antigos e modernos, no Mahra das 08h30 às 11h00 das 13h00 às 17h00 e das 18h00 às 22h00 Sábados - das 9h00 às 12h00

8/12 - Grupo de Teatro EMA - Espetáculo: "Shakespeare" no Mahra às 20 horas

9/12 - Show Mensagem Ministério de Música "Tempo da Graça" no Mahra às 20 horas

9/12 - Apresentação da Cantata Natalina Anjos da Paz na Praça da Matriz às 19 horas

9/12 - Grupo de Teatro EMA - Espetáculo: "Flor e Náusea", na Praça da Saudade às 21 horas

10/12 - CHEGADA DO PAPAI-NOEL Grupo de Teatro EMA com o Espetáculo: "O Cravo e a Rosa" Grupo de Paraquedismo / Caricatura com Alian Moroz Brinquedos infláveis / Show musical com Catarina Estralioto no Estádio Municipal a partir das 15h00 com chegada marcada para as 18h00

10/12 - Apresentação da Cantata Natalina Anjos da Paz na Igreja Santa Rita às 9 horas

11/12 - Show Musical: Lucas Vasques / Renato Nascimento no Mahra às 20 horas

11 a 22/12 - Casinha do Papai-Noel no Coreto da Praça Matriz, das 19h30 às 21h30
12/12 - SARAU CULTURAL do MAHRA às 20 horas


13/12 - Stand Up Comedy - Tadeu Comediante no Mahra às 20 horas

14/12 - Recital de Violão: Alunos do Prof° Márcio Gouvea no Mahra às 20 horas

15/12 - Presépio ao Vivo da Igreja São Francisco de Assis no Mahra às 20 horas

16/12 - Noite de MBP nas vozes: Stefani Pizo, Agnes Gomes no Mahra às 20 horas

17/12 - Presépio ao Vivo da Igreja Matriz — Santuário na Praça do Santuário às 21 horas

18/12 - Música na Praça - Banda Controverso / Aleck Fiusa no Mahra às 20 horas

18 a 22/12 - Trenzinho do Papai-Noel - Estação Noel Saída - Rua Avestruz ao lado do Prédio da Associação Comercial das 19h00 às 21h30

19/12 - Série Palcos Musicais com Irina Ratcheva Concerto de Cordas no Mahra às 20 horas

20/12 - BIG BAND - Concerto Natalino encerramento da programação natalina no Mahra às 20 horas.


Apucarana aproxima policiais da rede de combate à violência contra a mulher

Iniciativa visa capacitar os policiais militares dos 12 municípios de abrangência do 10º BPM para que atuem em conjunto com a rede de proteção, expandindo tanto o trabalho preventivo quanto o de atendimento à vítima
(Foto: Edson Denobi)
Dentro da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família da Prefeitura de Apucarana, juntamente com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), iniciou nesta terça-feira (05/12), o projeto “Polícia Militar na Proteção da Mulher”.
O evento aconteceu no auditório da subseção de Apucarana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e reuniu autoridades municipais, militares, do judiciário e da promotoria pública. A meta da iniciativa, segundo explicou a secretária da Mulher Denise Canesin Moisés Machado, é capacitar os policiais militares dos 12 municípios de abrangência do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (10º BPM), para que atuem em conjunto com a rede de proteção, expandindo tanto o trabalho preventivo quanto o de atendimento à vítima de violência. “Até hoje, a ação da polícia muitas vezes se encerra no atendimento da ocorrência propriamente dita. A partir deste projeto, passa a acontecer uma aproximação com os serviços oferecidos pelo Centro de Atendimento à Mulher (CAM)”, explicou Denise.
O policial – ou a policial – que atender o chamado vai prestar um atendimento inicial à vítima, realizando os procedimentos cabíveis e também orientando-a sobre os serviços oferecidos CAM. “Local onde iremos ampará-la socialmente, psicologicamente e juridicamente, fortalecendo-a no tocante a como lidar com a situação em que está inserida, incentivando na tomada de decisão para que encontre um caminho que a liberte do ciclo de violência”, disse a secretária.
Em nome do prefeito Beto Preto, Denise agradeceu a Polícia Militar pela parceria. “Desde o comando, até os policiais que atuam nas ruas, todos estão sendo muito receptivos com o propósito do projeto, estão comprometidos com a capacitação, com a causa, e tudo isso resulta em um ganho muito grande para toda a sociedade”, afirmou Denise, que proferiu palestra abordando principalmente os “Mitos e Verdades” relacionadas aos casos de violência contra a mulher. “Quando a mulher chama a polícia, não é à toa, é porque ela está precisando. Todo chamado precisa ser averiguado sem pré-julgamentos, quem vai dizer se ela estava ou não com a razão será o juiz”, explicou a secretária, informando que no centro municipal de atendimento as mulheres têm acesso a outros projetos com foco na autonomia financeira e geração de renda (cursos profissionalizantes e encaminhamento ao mercado de trabalho), além de empoderamento de saberes, com iniciação a projetos de economia solidária e protagonismo feminino.
O comandante do 10º BPM, tenente-coronel José Francisco Cardoso, falou sobre o desenvolvimento do projeto. “A Polícia Militar já possui um trabalho efetivo no atendimento de casos de violência doméstica, mas com esta parceria, onde iremos comunicar e encaminhar todas as vítimas para serem orientadas pela Secretaria da Mulher de Apucarana, certamente esperamos que o resultado seja uma diminuição das ocorrências”, comentou o comandante. Para ele, a capacitação da tropa – que teve início após o lançamento do projeto – é fundamental. “Com este trabalho os policiais acabam tendo uma maior consciência do seu papel social no contexto tanto da prevenção, quanto do atendimento”, considerou o comandante.
O treinamento dos policiais militares tem sequência nesta quinta-feira. Entre os palestrantes, a secretária Municipal da Mulher, Denise Canesin Moisés Machado, a delegada da Polícia Civil Luana Lopes, o promotor de Justiça, Fabrício Dumond Monteiro e o capitão da Polícia Militar, Vilson Laurentino da Silva.
Denúncias – Mulheres que estão sendo vítimas de violência ou pessoas que presenciarem agressões devem efetivar denúncia pelo número “190” da Polícia Militar. Orientação sobre o atendimento gratuito do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), pelos telefones 3422-4479 ou 0800-645-4479 (ligação gratuita). O CAM funciona na Rua Castro Alves, 1629 – Jardim América.


Moro pede que brasileiros revejam em quem vão votar em 2018

Pedro de Oliveira/ALEP

Ao receber o prêmio de "Brasileiro do ano" de 2017, da revista IstoÉ, o juiz federal Sérgio Moro mostrou que quer dar pitacos nos votos dos cidadãos; em discurso na premiação, Moro afirmou: "E m 2018, devemos rever em quem vamos votar. Isso será um ponto decisivo na mudança do nosso País”, afirmou
247 - Responsável pela Lava Jato em primeira instância, o juiz federal Sérgio Moro recebeu na noite de terça o prêmio de Brasileiro do Ano 2017 pelo seu trabalho à frente da operação. 
Em discurso, Moro mostrou seguiu a cartilha de seus colegas de Lava Jato e tentou interferir no processo eleitoral. 
"Em 2018, devemos rever em quem vamos votar. Isso será um ponto decisivo na mudança do nosso País”, afirmou.
Mensagem parece ter sido um recado aos eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder absoluto em todos os cenários de intenção de voto, mas condenado por Moro em uma decisão que rendeu críticas de mais de uma centena de juristas. 


Advogado de Lula avisa: Não adianta correr


O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, autor do parecer jurídico que definiu a estratégia do ex-presidente Lula para concorrer ao Planalto mesmo condenado em segunda instância, avisa que não adianta o TRF-4 correr para condenar o petista; para o jurista, a tentativa de acelerar o julgamento “muda pouca coisa no cenário geral”; ainda que os desembargadores concluam o processo no primeiro semestre de 2018, virão os recursos; é improvável que todos sejam apreciados antes de agosto, quando o ex-presidente levará seu registro à Justiça eleitoral; desde que chegou à segunda instância, o recurso de Lula vem tramitando em tempo recorde, deixando claro que há uma corrida para julgar o petista a tempo das próximas eleições
247 - Autor do parecer que definiu a estratégia de Lula para concorrer ao Planalto mesmo condenado em segunda instância, o advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira diz que a tentativa de acelerar o julgamento do petista no TRF-4 “muda pouca coisa no cenário geral”.
Ainda que os desembargadores concluam o processo no primeiro semestre de 2018, virão os recursos. É improvável que todos sejam apreciados antes de agosto, quando o ex-presidente levará seu registro à Justiça eleitoral.
Pereira explica que, ainda que o TRF-4 analise todos os recursos em tempo recorde, Lula poderá apelar ao STJ e ao STF para tentar suspender o veredito dos desembargadores e levar a campanha até, no mínimo, 20 dias antes do primeiro turno.
Uma performance extremamente célere do TRF anularia apenas um dos caminhos sugeridos por ele ao ex-presidente: o que recomendava pedir ao Tribunal Superior Eleitoral a suspensão de qualquer análise sobre o registro da candidatura de Lula até que todos os recursos fossem esgotados na segunda instância.
O PT vai explorar a rapidez do Tribunal Regional Federal. Dirá que o “tratamento diferenciado” mostra que não há perseguição aos políticos, mas apenas ao petista.
 As informações são da coluna Painel da Folha de S.Paulo.


Londrina vai ganhar campus do Instituto Federal do Paraná

Na companhia do deputado Alex Canziani, o ministro da Educação, Mendonça Filho assinou na segunda-feira (4), a Ordem de Serviço para construção do primeiro bloco do Instituto. Os investimentos iniciais do MEC são de R$ 8,5 milhões. Na oportunidade o ministro anunciou também a liberação de recursos de R$ 2 milhões para obras de infraestrutura no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Jandaia do Sul.
Ministro da Educação Mendonça Filho esteve em Londrina a convite do deputado Alex Canziani, onde assinou Ordem de Serviço para inicio das obras do Instituto Federal d Paraná (IFPR) e anunciou a liberação de recursos para obras de infraestrutura no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Jandaia do Sul.

Londrina vai ganhar um campus do Instituto Federal do Paraná. O ministro da Educação, Mendonça Filho, esteve na cidade, a convite do deputado federal Alex Canziani (PTB), assinando a Ordem de Serviço para a construção do primeiro bloco didático em uma área de 57 mil metros quadrados doada pela prefeitura em novembro.

O futuro câmpus ficará na Avenida da Liberdade, Conjunto Ruy Virmond Carnascialli, Região Norte da Cidade. As obras do bloco devem iniciar ainda neste mês, com término previsto para dezembro de 2019. Os investimentos iniciais do MEC são de R$ 8.587.000,00. Cabe agora à reitoria do IFPR cuidar das providências burocráticas do empreendimento.

O prefeito Marcelo Belinati (PP), anfitrião no ato que marcou a assinatura da OS, agradeceu a presença de Filho e lembrou que há quinze anos Londrina não recebia a visita de um ministro da Educação.

A visita marca também a liberação de recursos do MEC para construção de seis novos centros de educação infantil (creches), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no distrito de Lerroville e nas regiões Norte, Sul e Leste. “Londrina vive um novo momento. Há muitos anos, a cidade ficava isolada dos poderes estadual e federal. Isso mostra o empenho da Prefeitura na construção de projetos, deixando tudo pronto para que os governos possam destinar recursos à nossa cidade”, afirma o prefeito.

Mendonça Filho, por sua vez, destacou que a proposta é ampliar a presença do MEC nos municípios: “Estamos aqui formalizando investimentos para expandir a rede de educação técnica e tecnológica integrada à educação superior, autorizando recursos para seis novos centros de educação infantil e, ao mesmo tempo, garantindo apoio para as demais instituições, como a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná”.

O ministro refere-se à efetivação do campus de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná e autorização para ampliação do quadro de servidores técnicos e docentes da própria Universidade e também da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Todas as liberações também contaram com a participação efetiva do deputado Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional. Mendonça Filho anunciou a liberação de recursos de R$ 2 milhões para obras de infraestrutura do campus.

Mendonça Filho anunciou a liberação de R$ 2 milhões para o campus da  Universidade Federal do Paraná
(UFPR), em Jandaia do Sul. O prefeito de Jandaia do Sul, Dito Pupio participou do evento em Londrina.
(Foto: André Nery/MEC)

Segundo o parlamentar londrinense, a solenidade marca um dia histórico para a educação do Paraná, e muito especialmente para a região de Londrina. “Hoje temos uma unidade do instituto no centro da cidade, mas que não atende às necessidades. E com este ato mostramos que a educação de qualidade se faz com políticas e ações definitivas”, destaca Canziani.

CURSOS – Atualmente o IFPR de Londrina oferta oito cursos regulares: Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Enfermagem, Técnico em Massoterapia, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Saúde Bucal, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Licenciatura em Ciência Biológicas.

Também são oferecidos cursos na modalidade de Educação à Distância (EAD), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Formação Inicial Continuada, totalizando aproximadamente 990 alunos. O futuro bloco do câmpus deverá ter capacidade de atender aproximadamente 1.200 alunos, assim, a expectativa é ampliar o número de cursos, possibilitando também o incremento no número de alunos.



FNDE tem R$ 60 bi para aplicar em bons projetos municipais

Capacitação de gestores pode facilitar a elaboração de planos educacionais a serem realizados nos municípios
Para Canziani idealizador do evento, a oficina serviu
para esclarecer dúvidas e orientar gestores educacionais
de forma a facilitar a conquista dos recursos
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação tem um orçamento de R$ 60 bilhões para investir em custeio e principalmente investimento, mas para chegar neste dinheiro todo é preciso ter um projeto exequível e que realmente contribua com o desenvolvimento da educação. Um projeto educacional precisa ser bem elaborado, e viável, para fazer jus a recursos federais. Se tiver alguma inconsistência técnica, as verbas não são liberadas e o próprio projeto poderá ser recusado. Esta foi a tônica do curso de capacitação que especialistas do FNDE promoveram em Londrina nesta semana, a convite do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB).
É a primeira vez que técnicos da Pasta saem de Brasília e vêm ao Paraná para se reunir com prefeitos e gestores da área educacional dos municípios locais. “A proposta da oficina é justamente tirar dúvidas e fazer esclarecimentos fundamentais, de forma a facilitar a obtenção de recursos federais”, diz Canziani.
O curso intensivo serve justamente para aliviar a burocracia natural que existe para a obtenção de recursos. Quem fez a abertura do evento foi o próprio presidente do FNDE, Silvio Pinheiro. Ele lembrou que 70% dos municípios brasileiros tiveram renovação de prefeito na eleição do ano passado: “Por conta disso, novas equipes [das áreas técnicas educacionais das prefeituras] têm que ser capacitadas e orientadas para poder acessar os diversos programas do Governo federal”. Conforme disse, o objetivo é levar soluções locais, conhecimentos específicos e buscar instrumentalizar essas equipes.
Durante todo o programa ocorreram palestras sobre prestação de contas, monitoramento e execução de obras, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Também houve apresentações sobre transporte escolar e Plano de Ações Articuladas (PAR), todos programas viabilizados com recursos do Fundo. “Um projeto bem feito facilita a nossa análise. Quanto mais capaz e mais bem feita for a apresentação do pleito, melhor também pro FNDE e para o próprio Ministério da Educação”, destaca Pinheiro.

PRESENÇAS – Mais de 190 pessoas, dentre prefeitos, gestores e demais técnicos da área educacional de prefeituras paranaenses, estiveram presentes na abertura e nas primeiras instruções do evento, que foi prestigiado, dentre outras autoridades, pelo próprio Canziani e também pelo prefeito anfitrião de Londrina, Marcelo Belinati (PP), que estava acompanhado da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Morais. A chefe do Núcleo Regional de Educação, Lúcia Cortez, também esteve presente.