sábado, 15 de julho de 2017

Corinthians tenta conter euforia diante do combalido Atlético-PR

(foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
Líder disparado do Campeonato Brasileiro, agora com dez pontos de vantagem sobre o segundo colocado Grêmio, e vindo de uma vitória fora de casa sobre o seu grande rival, o Corinthians se preocupa em conter a euforia provocada pelo bom momento. Ainda mais porque enfrentará um adversário que não ganha há cinco jogos, o Atlético-PR, a partir das 19 horas (de Brasília) deste sábado, em Itaquera.
“Estou surpreso com o modo consistente como estamos jogando desde as finais do Campeonato Paulista, sim. Só que o grupo continuará trabalhando com os pés no chão”, pregou o técnico Fábio Carille, invicto no comando do Corinthians há impressionantes 27 partidas.
Na expectativa de aumentar ainda mais a marca, o técnico terá que lidar com três baixas neste fim de semana. O zagueiro Pablo acusou uma lesão muscular na coxa direita na vitória por 2 a 0 em cima do Palmeiras e dará lugar ao prata da casa Pedro Henrique, enquanto o lateral esquerdo Guilherme Arana e o meia Rodriguinho estão suspensos. Os substitutos serão Moisés e Marquinhos Gabriel.
Do outro lado, o Atlético-PR enfrenta uma série de mudanças na sua comissão técnica e no seu grupo de jogadores. Na tabela do Brasileiro, caiu para o 14º lugar, com 15 pontos, 20 de desvantagem para o Corinthians. O cenário parece complicado, mas o técnico Fabiano Soares, estreante, mostrou-se animado para o compromisso em São Paulo.
“É um jogo motivante, contra o líder. Vamos a campo com o intuito de levantar o estado anímico e introduzir alguns conceitos para que a equipe comece a funcionar”, disse o treinador, que prefere enfrentar o Corinthians aos times que lutam contra o rebaixamento. “O jogo mais complicado é contra o último. Mas, em um campo bom, com todo o mundo querendo ganhar, estádio cheio…”, emendou.
O novo comandante rubro-negro terá à disposição o zagueiro Paulo André, o meia Lucho González e os atacantes Douglas Coutinho e Pablo. Em compensação, o zagueiro Thiago Heleno, que recebeu o terceiro cartão amarelo, cumprirá suspensão automática. Já o meia Felipe Gedoz, recuperado de lesão, é opção para o banco de reservas.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X ATLÉTICO-PR
Local: Estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 15 de julho de 2017, sábado
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-SC)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Moisés; Gabriel, Maycon, Marquinhos Gabriel, Jadson e Romero; Jô
Técnico: Fábio Carille
ATLÉTICO-PR: Weverton; Jonathan, Paulo André, Wanderson e Sidcley; Otávio, Eduardo Henrique e Lucho González; Nikão, Pablo e Ederson
Técnico: Fabiano Soares


Gazeta Esportiva





Lula apresenta o primeiro recurso ao próprio Moro


No final desta sexta-feira 14, os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram recurso dirigido ao próprio juiz Sérgio Moro, conhecidos como embargos de declaração, para esclarecer omissões e contradições presentes na sentença proferida no último dia 12, em que ele foi condenado a nove anos e meio de prisão; só após o julgamento desses embargos de declaração a defesa irá impugnar a sentença por meio de recurso de apelação, dirigido ao Tribunal Regional Federal da 4a. Região; com isso, enfraquece-se a estratégia da direita que tenta promover uma segunda condenação a jato de Lula, para que ele fique impedido de disputar as próximas eleições; leia a íntegra da petição de Lula
247 – No final desta sexta-feira 15, os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram recurso dirigido ao próprio juiz Sérgio Moro, conhecidos como embargos de declaração, para esclarecer omissões e contradições presentes na sentença proferida no último dia 12, em que ele foi condenado a nove anos e meio de prisão, mesmo não sendo proprietário do chamado "triplex do Guarujá".
Só após o julgamento desses embargos de declaração a defesa irá impugnar a sentença por meio de recurso de apelação, dirigido ao Tribunal Regional Federal da 4a. Região.
Com isso, enfraquece-se a estratégia da direita que tenta promover uma segunda condenação a jato de Lula, para que ele fique impedido de disputar as próximas eleições.
Confira AQUI os embargos de declaração.
Leia reportagem sobre emenda da reforma política que pode impedir que a direita promova um segundo golpe, impedindo a candidatura Lula e também entrevista da presidente legítima e deposta Dilma Rousseff sobre o caso.


Fiasco de Temer consolida disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro


A mais recente pesquisa eleitoral sobre 2018, realizada pelo Instituto DataPoder360, aponta um forte crescimento do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que se consolida na segunda posição, com 21% das intenções de voto, bem à frente de seus adversários tucanos; em todos os cenários, o segundo turno seria disputado entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera isolado, e Bolsonaro; mau desempenho do PSDB pode ser atribuído à aliança com Michel Temer, considerado corrupto por 80% dos eleitores – percentual aproximado dos que desejam mudança (81%); a pesquisa também revela que 51% dos eleitores jamais votariam em um candidato tucano
247 – A mais recente pesquisa eleitoral sobre a disputa presidencial de 2018, realizada pelo Instituto DataPoder360, aponta um forte crescimento do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que se consolida na segunda posição, com 21% das intenções de voto, bem à frente de seus adversários tucanos.
Em todos os cenários, o segundo turno seria disputado entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera isolado, e Bolsonaro. No primeiro, com Geraldo Alckmin, Bolsonaro tem 21% contra 10% de Geraldo Alckmin. O prefeito João Doria se sai um pouco melhor, com 13% das intenções de voto. 
O mau desempenho do PSDB pode ser atribuído à aliança com Michel Temer, considerado corrupto por 80% dos eleitores – percentual aproximado dos que desejam mudança (81%); a pesquisa também revela que 51% dos eleitores jamais votariam em um candidato tucano, percentual próximo dos que dizem que não votariam em um candidato petista (56%).

Confira, abaixo, os dois principais cenários:

“Casamento ostentação” de filha de Ricardo Barros é marcado por protesto e “chuva de ovos”

Escracho no casamento de Maria Victória Borghetti Barros, deputada estadual e filha do ministro da Saúde, foi um protesto contra as reformas do governo Temer, apoiadas pela família Barros, e uma forma de escancarar a “ostentação” da cerimônia, feita em uma igreja de escravos e com festa em estrutura considerada ilegal.

Convidados da festa usaram guarda-chuvas como escudo
de proteção contra ovos arremessados pelos manifestantes
(foto: Giorgia Prates)
O casamento da deputada estadual Maria Victória Borghetti Barros (PP) com o advogado Diego da Silva Campos, na noite desta sexta-feira (14), teve bem mais participantes do que o planejado pelos noivos. Além dos cerca de mil convidados, centenas de manifestantes ocuparam a região do Largo da Ordem, Centro de Curitiba. A concentração foi maior em frente à Igreja do Rosário e ao Palácio Garibaldi, locais da cerimônia religiosa e da festa, respectivamente.
A deputada é filha de Ricardo Barros, ministro da Saúde do governo Michel Temer, e de Cida Borghetti, vice-governadora do Paraná, também do PP.
O protesto foi contra as reformas trabalhista e previdenciária, ambas apoiadas pela família Barros. A ação também denuncia a ilegalidade cometida peladeputada Maria Vitória, que instalou uma fachada anexa ao Palácio Garibaldi, prédio histórico, sem autorização prévia.
A ação começou por volta das 18h30, com batucada, faixas, como a com a frase “Deputada do camburão tem casamento ostentação”, “Viemos brindar a sua boa vida”, e palavras de ordem como “Golpistas”, “Fora Beto Richa” e “Chega de deboche, eu quero o meu brioche”.
Apesar do clima agradável e seco desta sexta-feira na capital paranaense, convidados da festa usaram guarda-chuvas. O objeto serviu de escudo de proteção contra ovos arremessados pelos manifestantes.
Entre as organizações mobilizadoras do ato estão as Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, Resistência Democrática e o movimento CWB Resiste.
Pelo menos 15 viaturas da polícia militar e integrantes da Tropa de Choque foram ao local para garantir a “segurança” da cerimônia e atacaram os manifestantes com balas de borracha, spray de pimenta e cassetetes. Ao menos uma pessoa ficou ferida e o protesto, após a intervenção policial, foi dispersado.
Ilegal 
A estrutura montada exclusivamente para a festa do casamento de Maria Victoria, em frente ao Palácio Garibaldi, foi considerada ilegal pela Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC). Trata-se de uma fachada montada para ampliado para aumentar a capacidade de público do local, mas que foi armada sem autorização prévia. Uma multa, de valor ainda não estipulado, será aplicada à Sociedade Garibaldi, proprietária do edifício.
Maria Vitória informou e solicitou a autorização da Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) apenas dez dias após o início da montagem. De acordo com a CPC, configura-se infração à Lei Estadual nº 1.211, de 16 de setembro de 1953, segundo a qual “sem prévia autorização da Divisão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Paraná, não se poderá, na vizinhança da coisa tombada, fazer construção que lhe impeça ou reduza a visibilidade, nem nela colocar anúncios ou cartazes”.

O Palácio Garibaldi teve sua construção concluída em 1904 e foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1988. Maria Vitória envolveu a estrutura de metal, que não precisarão ser retiradas, embora a multa esteja mantida. O valor ainda não foi definido.
Revista Fórum

Prefeitura emite nota sobre concurso público

Ministério Público alega falta de informações sobre provas práticas e pede suspensão
(Foto: Profeta)
A Prefeitura de Apucarana, por meio da Comissão Organizadora do Concurso Público, previsto no edital nº 001/2017, distribuiu nota nesta sexta-feira (14), prestando esclarecimentos com relação à ação civil pública proposta pelo titular da Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público, Dr. Eduardo Cabrini. O representante do Ministério Público Estadual propôs a anulação de ato administrativo, com pedido de liminar, visando à suspensão do referido concurso público. Ele argüiu que faltam mais detalhes e critérios com relação aos cargos que terão provas práticas e pede a suspensão do concurso.
Conforme pondera o Procurador Geral, Paulo Sérgio Vital, o Município compreende e respeita a posição do Ministério Público, que exerce suas prerrogativas em defesa dos interesses coletivos. “Contudo, entendemos que não existem irregularidades no edital e vamos aguardar a decisão da justiça”, anuncia.
Já o presidente da comissão organizadora do concurso, o advogado Rubens Henrique de França, assinala que o edital está correto e não há falhas. “O edital é o mesmo já aplicado em diversos concursos realizados no Paraná, formulado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU), de Guarapuava”, diz França.
O advogado acrescenta que neste sábado, dia 15 de julho, conforme já estava previsto na programação do concurso, está sendo publicado um novo edital no Diário Oficial do Município (Tribuna do Norte). E nele estão detalhados os critérios de julgamento das provas práticas.


Tiroteio em casa de shows deixa dois feridos em Apucarana

(Foto: Maicon Sales)
Um tiroteio ocorrido na madrugada deste sábado (15) na casa de shows Detroit Estúdio Pub, na Barra Funda em Apucarana deixou pelo menos duas pessoas feridas. Um rapaz de 23 anos acabou preso com drogas no local e o suspeito de ter realizado os disparos fugiu com a arma usada no crime. 
De acordo com a Polícia Militar (PM) a situação teve início por volta das 4h. A polícia foi informada que uma pessoa de posse de um revólver estaria efetuando vários disparos dentro do estabelecimento. Ao chegarem no local, os policiais realizaram buscas e um suspeito foi apreendido com 13 comprimidos de ecstasy, uma porção de entorpecente conhecido como MD e algumas buchas de maconha.
Ele estaria na cena do crime e relatou que após ouvir os tiros, um conhecido da cidade de Mandaguari lhe passou a arma usada no crime e pediu que ele escondesse, no entanto, no entanto no meio da confusão acabaram lhe tomando o revólver. O suspeito dos disparos fugiu e não foi localizado. 
No local, um jovem ferido na perna foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao hospital. Outro rapaz também baleado acionou o socorro minutos depois no Residencial Sumatra. Ele também teria sido ferido na boate mas foi embora mesmo baleado. A vítima também foi encaminhada ao hospital
TN Online