quarta-feira, 5 de abril de 2017

DAQUI A POUCO: Sem Maicon, São Paulo enfrenta estreante na Copa Sul-Americana

O São Paulo viajou no fim da tarde desta terça-feira até a Argentina, onde irá enfrentar, nesta quarta, às 19h15 (de Brasília), o Defensa y Justicia no primeiro jogo da Copa Sul-Americana de 2017. Dono de quatro títulos continentais – três Libertadores e uma Sul-Americana – o Tricolor enfrenta um adversário que fará seu primeiro jogo internacional e considera o embate um dos mais importante de sua história. Sem poder contar com Maicon, suspenso dos próximos dois jogos da Conmebol, a equipe de Rogério Ceni deve ter Lucão como companheiro de zaga de Rodrigo Caio.
Com o camisa 27 de fora do jogo contra os argentinos e sem Lugano, também suspenso, pairou a dúvida sobre quem seria o segundo zagueiro do São Paulo no jogo. Entre Douglas, Breno e Lucão, o jovem de 21 anos tende a ser o mais propício ao posto, uma vez que entrou bem em suas últimas duas partidas pelo Paulistão e se destacou nos trabalhos desta segunda-feira. Na terça, Rogério fechou os treinos para a imprensa sem dar dicas sobre o defensor titular.
Sem os lesionados Cueva, Bruno, Sidão, Lucas Fernandes e Edimar, Rogério divulgou a lista de relacionados para o confronto sem alguns nomes do time principal, poupados devido a grande sequência de jogos. São eles Renan Ribeiro, Thiago Mendes, Luiz Araújo e Neílton. Assim, Dênis deve assumir o gol tricolor, enquanto João Schmidt pode ser um dos nomes para a vaga de Thiago Mendes no meio de campo. Rogério pode optar por quatro meio-campistas e um atacante para enfrentar o Defensa, mudando seu esquema normalmente utilizado.
Com o técnico tricolor destacando bastante o esquema tático utilizado pelo Defensa, um 3-5-2 marcando pressão, Cícero acredita no equilíbrio e coesão do elenco tricolor, que vem se encontrando na temporada e busca não sofrer gols nesta sequência de decisões eliminatórias por três campeonatos diferentes.
Atual 22º colocado do Campeonato Argentino com apenas 20 pontos conquistados em 17 jogos (cinco vitórias, cinco empates e sete derrotas), o Defensa enfrentou o líder Boca Juniors no último fim de semana e foi derrotado por 1 a 0 em uma partida bem equilibrada.
Para o jogo contra o São Paulo, o técnico Sebastián Beccacece, que foi auxiliar de Jorge Sampaoli no Chile por muitos anos, deve escalar o time que enfrentou o Boca no campeonato nacional, com Arias; Barboza, Bareiro e Silva; Rivero, Castellani, Miranda, Gutierrez e Delgado, Bouzat e Kaprof.
FICHA TÉCNICA
DEFENSA Y JUSTICIA X SÃO PAULO
Local: Estádio Norberto “Tito” Tomaghello, em Buenos Aires (ARG)
Data: 05 de abril de 2017, quarta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Jesus Valenzuela Saéz
Assistentes: –
DEFENSA Y JUSTICIA:  Arias; Barboza, Bareiro e Silva; Rivero, Catellani, Miranda, Gutierrez e Delgafo; Bouzat e Kaprof
Técnico: Sebastián Beccacece
SÃO PAULO: Dênis; Buffarini, Lucão, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, João Schmidt e Cícero; Wellington Nem, Gilberto e Lucas Pratto
Técnico: Rogério Ceni

Fonte: GazetaPress

Corinthians tenta manter “pegada” diante do Universidad de Chile

O Corinthians encara nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), o seu primeiro desafio internacional após quase um ano da sua queda Copa Libertadores da América do ano passado. De volta ao estádio de Itaquera, local da dolorosa eliminação para o Nacional-URU nas oitavas de final da edição anterior do principal torneio da América do Sul, o Timão tenta iniciar uma caminhada firme na Copa Sul-Americana diante do Universidad de Chile, pela primeira fase da competição.
“A gente sabe que jogo de Sul-Americana tem essa diferença, essa pegada mais forte. É um jogo diferente em todos os termos”, afirmou o zagueiro Pablo, que deve comandar a defesa frente a uma das equipes que se notabilizou pelo futebol bem jogado nos últimos anos, principalmente sob o comando do argentino Jorge Sampaoli, hoje treinador do Sevilla-ESP. No momento, porém, o Timão ainda não conhece os chilenos.
“Por enquanto não sabemos muito, sabemos que vai ser pegado, com muita entrega. Vai ser difícil, Sul-Americana tem esse estilo, ainda mais fora de casa, mas a gente não sabe muito ainda não”, reconheceu o defensor, companheiro do paraguaio Balbuena no setor defensivo, atualmente a maior força do Alvinegro na temporada. É lá, porém, que o time terá um desfalque importante.
O lateral direito Fagner foi expulso justamente na eliminação para o Nacional, em 2016, e precisará cumprir dois jogos de suspensão em competições regidas pela Conmebol. Dessa forma, o garoto Léo Príncipe, que atuou em três dos últimos quatro jogos, retorna à lateral para substituir o jogador da Seleção Brasileira, compondo a linha defensiva com a dupla de zagueiros e o lateral esquerdo Guilherme Arana.
No meio, o Timão ainda pode contar com o retorno do meia Rodriguinho, que não atuou no empate sem gols contra o Botafogo-SP, no sábado, em Ribeirão Preto. Caso possa atuar, ele retornaria na vaga ocupada por Camacho, que não teve bom desempenho. Na frente, Léo Jabá, Pedrinho e Clayton disputam o posto de Ángel Romero, mas o mais provável é que o paraguaio seja mantido ali.
Do outro lado, a equipe de Santiago encara o embate no Brasil como o início de uma semana decisiva para o primeiro semestre, já que terá pela frente o duelo contra o arquirrival Colo Colo, no domingo. A ideia da equipe, que tem o goleiro Johnny Herrera como nome mais conhecido dos corintianos, é assegurar ao menos um empate em Itaquera para levar a decisão ao estádio Nacional, na capital chilena. “Temos condições de fazer isso”, assegurou Herrera.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X UNIVERSIDAD DE CHILE
Local: estádio de Itaquera, em São Paulo (SP)
Data: 5 de abril de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Darío Herrera (Argentina)
Assistentes: Ezequiel Brailovski e Ariel Scime (ambos da Argentina)
CORINTHIANS: Cássio; Léo Príncipe, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel, Maycon, Rodriguinho, Jadson e Pedrinho; Jô
Técnico: Fábio Carille
U. DE CHILE: Johnny Herrera; Rodríguez, Vilches, Jara e Schultz; Reyes, Espinoza e Lorenzetii; Rozas, Ubilla e Mora
Técnico: Guillermo Hoyos
Fonte: GazetaPress


Câmara convoca servidores para esclarecer projetos do executivo

Reunião entre vereadores e servidores municipais ocorreu antes da sessão extraordinária convocada pelo presidente Mauro Bertoli a pedido do prefeito Beto Preto.

(Foto: Profeta/PMA)
Representantes do Idepplan – Instituto de Desenvolvimento Pesquisa e Planejamento de Apucarana, departamento Jurídico e da Secretaria Municipal de Agricultura estiveram na tarde de hoje (quarta-feira 05/04), na Câmara Municipal. Em pauta esclarecimentos sobre dois Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal, que foram discutidos e votados na sessão extraordinária convocada, a pedido do prefeito Beto Preto, pelo presidente do legislativo, vereador Mauro Bertoli. Os projetos tratam da regularização da numeração predial no município (Projeto de Lei nº 18/2017) e sobre a cobrança de taxas referentes ao Serviço de Inspeção Municipal de produtos de origem animal – SIM Apucarana (Projeto de Lei nº 19/2017).
“Recebemos o Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras, Carlos Mendes, Superintendente do Idepplan, Paulo Vital, procurador jurídico, acompanhado do advogado Rubens Henrique de França, José Luis Porto, secretário Municipal de Agricultura e a médica veterinária, Ana Helena Marvulho, que esclareceram dúvidas dos vereadores e nos explicaram sobre detalhes que fazem a diferença nos projetos, principalmente na hora de darmos o nosso voto”, explica Mauro Bertoli.
Segundo ele, é possível que exista alguma emenda aos projetos. “Amanhã estaremos votando os dois em redação final. Com esclarecimento aos vereadores, foram cogitadas emendas que poderão ser incluídas na votação. Assim como a equipe da prefeitura se prontificou em vir explicar os projetos aos vereadores, salientamos que essa mesma equipe esta pronta para atender a população também e esclarecer dúvidas que possam surgir”, completa o presidente.
PROJETO Nº 18/2017
Paulo Vital, procurador jurídico do município de Apucarana, explicou que o projeto que regulariza a numeração predial em Apucarana é necessário. “Temos um problema histórico com relação à numeração predial. A regularização atende um pedido do Ministério Público Federal. Trabalhamos em conjunto com a Sanepar, Copel e Correios para que todo o projeto fosse elaborado e que o trabalho alcance os melhores resultados. O município assumiu um compromisso e vai fazer a correção. Teremos mudanças significativas”, adianta Vital.
Herivelto Moreno, secretário de Obras, explicou que bairros inteiros estão com problemas na numeração. “No caso do Núcleo Michel Soni – Recanto do Lago – teremos que refazer toda a numeração que hoje está irregular. Em alguns bairros faremos além da alteração numérica a troca de nomes das ruas”, alerta. Carlos Mendes, do Idepplan, falou que o projeto modelo foi no Jardim Curitiba. “Tivemos um resultado positivo, satisfatório”. Para maiores informações sobre o projeto, o município tem o Idepplan para atendimento e esclarecimento de segunda a sexta-feira, entre 12 e 18hs.
PROJETO Nº 19/2017
O secretário Municipal de Agricultura, José Porto e a médica veterinária, Ana Helena, explicaram como será feita a adequação ao SIM. A Prefeitura de Apucarana tem intensificado o alerta para que todos os produtores de alimentos de origem animal que atuam na cidade adéquem-se o quanto antes às exigências e obtenham o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Produtores rurais, bem como as empresas como açougues, mercados, supermercados e hipermercados que manipulam e fracionam esses alimentos também devem procurar a Secretaria Municipal da Agricultura visando obter o registro, conforme prevê a legislação. O cumprimento às regras começa a ser fiscalizado com rigor a partir de maio.
Porto explicou que a implantação do SIM é uma normativa federal e está sendo exigida pelo Ministério Público. “O Serviço de Inspeção Municipal é o olho do consumidor e complementa todo um trabalho já muito bem feito pela vigilância sanitária. O SIM na prática traz a comprovação da origem do produto, proporcionando uma segurança alimentar ainda maior à população”, explica Porto. Além de pequenos produtores, o selo municipal também será exigido de empresas (açougues, mercados, supermercados e hipermercados), que manipulam ou fracionam produtos (leite, queijos e derivados, mel, peixes, lingüiça, carne moída, carnes temperadas, embutidos em geral, charques, todos os cortes possíveis nos produtos de origem animal, assim como nas embalagens).
A médica veterinária da Secretaria da Agricultura, Ana Helena Marvulho, explicou aos vereadores que a prefeitura tem disponibilizado assessoria gratuita a todos os interessados. O atendimento para esses casos na Secretaria da Agricultura, que funciona à Rua Lapa, 127, ao lado da prefeitura, é de segunda a sexta-feira, entre 13h30 e 17h30.
EXTRAORDINÁRIA
Na primeira, das três sessões extraordinárias, foram votados seis projetos, sendo um em redação final: Projeto de Lei nº 11/2017, de autoria da vereadora Márcia Regina da Silva Sousa; três projetos em segunda discussão que inclui o Projeto de Lei nº 18/2017, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a regularização da numeração predial do município de Apucarana. Em discussão, os vereadores reconheceram a importância do projeto e irão convidar representantes do Idepplan – Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana para que possam esclarecer alguns itens que compõe o projeto; Projeto de Lei nº 19/2017, de autoria do Executivo Municipal que institui a cobrança de taxas referentes ao Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de origem animal – SIM Apucarana, nos termos da Lei Municipal nº 74 de 21/11/2016; Projeto de Lei nº 21/2017, também do Executivo Municipal, que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 217.000,00 que deverá ser utilizado na expansão da Escola Municipal Mateus Leme, e finalizando, foi aprovado em primeira discussão, de autoria do Executivo Municipal, o Projeto de Lei nº 23/2017, que autoriza o executivo Municipal a parcelar o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis - ITBI e o projeto de Lei nº 25/2017 que autoriza o Executivo Municipal a proceder à alienação de bens móveis, pertencentes ao Patrimônio Público do município de Apucarana.
SERVIÇO

Amanhã e sexta-feira (06 e 07/04/2017) serão realizadas a segunda e terceira extraordinária convocada. As sessões terão início às 16 horas
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

CRISE, SERÁ: Arrecadação do município cresce R$ 17,4 milhões no trimestre. Valor é 19,8% maior que o primeiro trimestre de 2016

Arrecadação acumulada no primeiro trimestre 
de 2017 bate na casa dos R$ 105,8 milhões
Na contramão do discurso de crise adotado pelo prefeito Beto Preto e propagado na mídia local, dados disponíveis no Portal de Transparência revelam que a arrecadação do município cresceu R$ 17,4 milhões no primeiro trimestre do ano. O valor é 19,8% maior que o apresentado no mesmo período do ano passado. De janeiro a março de 2017 a prefeitura arrecadou R$ 105,8 milhões contra R$ 88,3 arrecadados entre janeiro a março de 2016.
As maiores receitas foram geradas através do IPTU com R$ 20,6 milhões no primeiro trimestre; o FPM, outros R$ 15,4, o ICMS, R$ 15,7 e o IPVA com R$ 15 milhões. Receitas próprias como o ISS e ITBI também contribuíram para o crescimento. O ISS rendeu R$ 5,3 milhões e o ITBI outros R$ 1,1 milhão.
Janeiro foi o mês que apresentou melhor resultado. Neste ano a prefeitura arrecadou R$ 57,7 milhões contra R$ 42,9 milhões verificados em janeiro do ano passado. O volume é R$ 14,8 milhões maior, ou cerca de 34%. Neste mês o ICMS teve repasse de cota extra no valor de R$ 2,7 milhões. Com a exclusão do valor, a arrecadação cai para R$ 55 milhões e o crescimento é reduzido para 28%.
Receitas no trimestre do ano passado
chegou a R$ 88,3 milhões
Em fevereiro, embora em valores bem menores, as receitas também apresentaram resultados positivos. Neste ano, a arrecadação foi de R$ 23,7 milhões ante R$ 22,5 no ano passado. Aumento de 1,2 milhões ou 5,4%.
Em março, o comportamento seguiu na mesma direção. A prefeitura aumentou em R$ 1,4 milhões sua arrecadação. Neste ano as receitas apresentaram a soma de R$ 24,3 milhões contra R$ 22,9 milhões apresentadas no ano passado. O aumento representa cerca de 6% de crescimento.

Apucarana alerta sobre prazo para obtenção do selo SIM

O cumprimento às regras do Serviço de Inspeção Municipal começa a ser fiscalizado com rigor a partir de maio
(Foto:Profeta/Arquivo)
A Prefeitura de Apucarana tem intensificado o alerta para que todos os produtores de alimentos de origem animal que atuam na cidade adéquem-se o quanto antes às exigências e obtenham o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Produtores rurais, bem como as empresas como açougues, mercados, supermercados e hipermercados que manipulam e fracionam esses alimentos também devem procurar a Secretaria Municipal da Agricultura visando obter o registro, conforme prevê a legislação. O cumprimento às regras começa a ser fiscalizado com rigor a partir de maio. “Pedimos que todos os atingidos pela normativa nos procurem com urgência e se regularizem. Nos próximos dias a fiscalização será intensificada e todos os produtos que forem encontrados sem o SIM serão apreendidos e devidamente descartados, pois perante a lei serão considerados produtos clandestinos”, diz José Luiz Porto, secretário Municipal da Agricultura.
Ele destaca que a implantação do SIM é uma normativa federal e está sendo exigida pelo Ministério Público. “O Serviço de Inspeção Municipal é o olho do consumidor e complementa todo um trabalho já muito bem feito pela vigilância sanitária. O SIM na prática traz a comprovação da origem do produto, proporcionando uma segurança alimentar ainda maior à população”, explica Porto.
Além de pequenos produtores, o selo municipal também será exigido de empresas (açougues, mercados, supermercados e hipermercados), que manipulam ou fracionam produtos (leite, queijos e derivados, mel, peixes, lingüiça, carne moída, carnes temperadas, embutidos em geral, charques, todos os cortes possíveis nos produtos de origem animal, assim como nas embalagens).
A médica veterinária da Secretaria da Agricultura, Ana Helena Marvulho, destaca que a prefeitura tem disponibilizado assessoria gratuita a todos os interessados. “Temos repassado todas as orientações para que o produtor ou empresa se enquadre ao SIM”, detalha Ana Helena. O atendimento para esses casos na Secretaria da Agricultura, que funciona à Rua Lapa, 127, ao lado da prefeitura, é de segunda a sexta-feira, entre 13h30 e 17h30. Mais detalhes e agendamento podem ser obtidos pelo telefone 3423-5020.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


Emendas parlamentares garantem R$ 1,8 mi para saúde de Apucarana

Recursos serão aplicados na manutenção e informatização das UBSs, bem como na ampliação do Centro Infantil e do Centro de Especialidades da Autarquia Municipal de Saúde
(Foto: Profeta/PMA)
Emendas parlamentares vão injetar R$ 1.722,824 na saúde pública de Apucarana. Os recursos foram assegurados por emendas parlamentes dos deputados federais Fernando Giacobo, Takayama e Edmar Arruda, e dos senadores Roberto Requião e Gleisi Hoffmann.
O anúncio da conquista dos recursos foi feito hoje (4) pelo diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, após a conclusão do trâmite burocrático para o município se manter como beneficiário das emendas. Este processo inclui o cadastramento no Fundo Nacional da Saúde dos projetos a serem executados com as verbas.
O vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega detalhou a destinação dos recursos e o valor com que cada parlamentar garantiu para Apucarana. O montante de R$ 922,824 será aplicado na manutenção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como pagamento de folha, compra de material de consumo, combustível, entre outros aspectos que envolvem a garantia do funcionamento dos postos de saúde. “Essa somatória de recursos veio do deputado Fernando Giacobo (R$ 500 mil), do deputado federal Takayma (R$ 172,824) e do senador Roberto Requião (R$ 250 mil)”, informa Bachiega.
Já a emenda parlamentar do deputado federal Edmar Arruda, no valor de R$ 250 mil, será aplicada na ampliação do Centro de Especialidades da AMS que funciona no andar térreo antigo PAM.
O Centro Infantil, instalado num imóvel ao lado da AMS, também vai ser beneficiado. A ampliação da instalação do centro está garantida com a emenda de R$ 300 mil da senadora Gleisi Hoffmann.
Uma segunda emenda do senador Roberto Requião, no montante de R$ 250 mil, é destinada ao projeto de informatização das Unidades Básicas de Saúde. “Esses recursos é um reforço importante no orçamento da saúde no nosso município. É fruto do trabalho do prefeito Beto Preto junto aos parlamentares para viabilizar as emendas em benefício da qualidade da saúde em nossa cidade”, diz o diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta, lembrando que a liberação da verba está prevista para setembro ou outubro.
Para o prefeito Beto Preto essa é uma importante contribuição que o município recebe dos deputados e senadores. “Nossa gestão é republicana. Mantemos boas relações com todos os segmentos políticos, tendo como foco as demandas de Apucarana e da sua população”, assinala.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura



ELEIÇÕES: Petistas vão às urnas no próximo domingo. Arilson Chiorato concorre à presidência estadual

Com apoio da senadora Gleisi Hoffmann, 

Arilson Chiorato concorre à direção 
estadual do partido
No Paraná cinco chapas se inscreveram para concorrer à direção estadual. Arilson Chiorato encabeça a Chapa “Construindo um Novo Brasil – Renovar e Avançar”. Além de Chiorato outros apucaranenses como Itamar Gomes de Oliveira (Cocap), Lafayete dos Santos Luz (Idepplan) e Natal Batista também integram a chapa.
Em todo o Brasil, de acordo com a Secretaria Nacional de Organização do PT, mais de 62,7 mil petistas se inscreveram para representar em suas bases locais uma militância formada por quase 1,8 milhão de filiados e filiadas.
No próximo domingo (9), petistas de todo o País vão às urnas para renovar as direções municipais e zonais do Partido dos Trabalhadores (PT). Também irão votar nas chapas de delegados e delegadas aos congressos estaduais do PT, que acontecerão no mês de maio e que equivalem a uma das etapas de realização do 6º Congresso Nacional – Marisa Letícia Lula da Silva, em junho.

Em todo o Brasil, de acordo com a Secretaria Nacional de Organização do PT, mais de 62,7 mil petistas se inscreveram para representar em suas bases locais uma militância formada por quase 1,8 milhão de filiados e filiadas. Ainda de acordo com a SORG Nacional, ao todo, 4.184 chapas foram inscritas, sendo 3.819 para as direções municipais e 244 para as direções zonais. Além disso, 121 chapas se inscreveram para a eleição de delegados e delegadas nas etapas estaduais. Estão aptos a eleger suas direções 3.291 municípios e 145 zonais em todo o Brasil.

No Paraná, foram inscritos 265 locais de votação, sendo dez apenas na Capital, onde além da disputa ao diretório municipal do PT, acontecem as eleições para as representações petistas nas zonais de Curitiba. Ao todo 202 municípios paranaenses registraram inscrições para o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT em 2017. Em nove, ocorrerão disputas para a presidência do diretório local e em sete, disputas entre chapas municipais. Em outros 42 municípios do estado não foi possível organizar eleições locais e só acontecerão, portanto, votações nessas bases para a indicação de delegados e delegadas ao Congresso Estadual.
CINCO CHAPAS
Cinco chapas concorrem à direção estadual do PT: “Reconstrução Socialista (400)”; “Por Um Partido de Todos (410)”; “Mudar o Partido-PR (440)”; “Construindo Um Novo Brasil – Renovar e Avançar (480)” e “Sempre Na Luta (499)”.

DEFASAGEM: Efetivo da GM de Apucarana preenche apenas 30% das vagas estipuladas em lei

(Foto: Sergio Rodrigo)
Apenas 30% das vagas previstas pela legislação municipal que criou a corporação estão ocupadas na Guarda Municipal (GM) de Apucarana. Desde a criação da unidade, apenas um concurso público foi realizado, há quase 10 anos. Mesmo assim, o efetivo irá acumular mais uma função, através do apoio à reimplantação do estacionamento rotativo na região central da cidade.
A Guarda Municipal foi criada através da Lei Municipal nº 31/2005, prevendo o preenchimento de até 70 vagas para guardas municipais. No entanto, apenas em 2008 o primeiro (e até então único) concurso para o órgão foi aberto, para a contratação de 28 profissionais. Desde aquela época já se falava sobre um novo concurso, algo que nunca saiu do papel. Em 2012, através da Lei Municipal nº 117, houve a ampliação do efetivo para 100 vagas, indicando a possibilidade de novo concurso.
Dos 28 guardas municipais contratados através do concurso no início de 2008, hoje 26 continuam na corporação, de acordo com o Portal da Transparência do município. Outros quatro guardas municipais efetivos até hoje foram contratados naquele mesmo período como cargos de confiança, sem a necessidade de concurso.
TNONLINE


BRASILEIRÃO: CBF mantém jogos às 11h e na segunda-feira. Certame começa dia 13

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou os horários das dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, sem maiores surpresas. O destaque é a manutenção dos jogos às 11h (de Brasília) no fim de semana, assim como as partidas na noite de segunda-feira, que começaram a ser testadas na metade da edição de 2016.
Flamengo e Atlético-MG abrem o Brasileirão, no sábado, dia 13 de maio, às 16h, ainda sem estádio definido. A primeira partida no horários das 11h, que dividiu opiniões no ano passado, será entre Fluminense e Santos, no domingo, com mudança no horário da noite. Antes marcada para às 18h30, as partidas acontecerá às 19h.
Veja como ficou a primeira rodada:

Sábado (13/05)
16h –Flamengo x Atlético-MG
19h –Corinthians x Chapecoense
21h –Bahia x Atlético-PR

Domingo (14/05)
11h –Fluminense x Santos
16h –Palmeiras x Vasco
16h –Cruzeiro x São Paulo
16h –Ponte x Sport
16h –Avaí x Vitória
19h –Grêmio x Botafogo

Segunda-feira (15/05)
20h –Coritiba x Atlético-GO