A fornecedora de energia elétrica sofreu sanção por cortes irregulares,
segundo o órgão. Já a companhia de água foi punida pela falta de plano de
contingência para o município.
Segundo o Procon, Copel terá que pagar quase R$ 2,3 milhões (Foto: Divulgação)
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O Procon de Maringá,
no norte do Paraná, multou a Copel e a Sanepar em mais de R$ 5 milhões na
segunda-feira (28). A companhia de energia elétrica foi punida devido a cortes
considerados irregulares pelo órgão. A fornecedora de água, conforme o Procon,
recebeu sanção pela falta de plano de contingência.
Em janeiro de 2016, moradores de Maringá chegaram a ficar mais de uma semana sem o fornecimentode água depois que o Rio Pirapó inundou o centro de
captação do município. A multa aplicada foi de R$ 2,8 milhões, mas ainda cabe
recurso.
A companhia, por meio da assessoria de imprensa, informou que não
comentará a punição porque ainda não foi notificada da decisão.
No caso da Copel, segundo o diretor do Procon, Rogério Calazans, o
órgão pediu à companhia um relatório sobre os cortes de fornecimento de energia
elétrica aos consumidores de Maringá.
Sanepar
deixou moradores sem água por mais de uma
semana, em 2016 (Foto: Martin Bernetti / AFP)
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De acordo com o
documento, somente neste ano, a companhia fez 600 cortes em datas proibidas (às
sextas, sábados, domingos, feriados e último dia útil antes de um feriado).
Calazans explica que isso não é permitido, conforme uma lei estadual de
abril de 2003. A multa para a Copel foi de R$ 2,3 milhões. O diretor do Procon
afirma ainda que a companhia já protocolou recurso.
Em nota, a Copel
informou que o serviço de fornecimento de energia elétrica é uma concessão
federal, regulamentada por resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica
(Aneel).
"A companhia ressalta que cumpre rigorosamente a legislação que
estabelece as condições e normas de fornecimento de energia elétrica",
diz.
Fonte: G1 Paraná
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