sexta-feira, 28 de julho de 2017

Futsal conhece campeões e classificados para os Jogos Escolares da Juventude


O futsal não ficou devendo em nada na etapa final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) em Apucarana. Teve gols, e muitos gols. Gols anotados em jogadas trabalhadas, e também na sorte. Só que na rodada decisiva ela não apareceu. Aliás, se pênalti é sorte, ela se fez presente brevemente na decisão do futsal feminino. É evidente que essa justificativa recai para os times que não alcançam o sucesso. Já os vencedores levam pelo lado do treinamento, da competência. Mas também tem o desgaste físico, e esse detalhe é inegável. A perna fica um pouco ´pesada´ e uma cobrança fácil pode ficar difícil. 

A rodada final do futsal foi de aplicação, e superação. E os melhores venceram e terminaram na primeira posição. No futsal masculino, o Colégio São Francisco Xavier, de Maringá. No feminino, de novo, o Colégio Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste. No masculino C, a medalha de ouro foi para o Colégio Especial Rafael C. da Rocha.


Na primeira decisão, no período da manhã, realizada no ginásio de esportes do 30º BIMEC, a medalha de ouro ficou com o aplicado time da Escola Especial Rafafel C. da Rocha, de Itaguajé. A equipe rivalizou com o não menos empenhado time da Escola Especial Luiz Bifon, de Sarandi, e ganhou pelo placar de 3 a 1. Ainda pelo especial, o bronze foi para a equipe da Escola Especial Santa Clara de Assis, que derrotou a Escola Especial Aludino Nedeff, de Santa Izabel do Oeste, por 8 a 1.


Nas outras decisões, o Ginásio Lagoão foi o palco dos confrontos no feminino e masculina, que não tiveram vencedores com grande folga em quadra. Na final feminina, que reuniu os times do Colégio Estadual de Curitiba, pela primeira vez na final, contra o Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste que, acostumado com os momentos decisivos dos JEPs, foram para cima, mas também tomaram contra-ataques. Ambas as goleiras foram bem e o resultado final não poderia ser outro: 0 a 0. Aí vieram as ´cruéis´ cobranças de penalidades máximas. E o time de Ouro Verde errou menos, e ganhou de 4 a 2. Campeão e com vaga para representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, em Brasília. A competição está prevista para o mês de setembro.


Na sequência, a disputa masculina pela medalha de ouro contou com os colégios São Francisco Xavier, de Maringá e Barbosa Ferraz, de Ivaiporã. Ambos os times vieram de disputas importantes nas semifinais, mas Maringá teve que decidir a classificação nos pênaltis, e pela segunda vez, já que nas quartas também ganhou nos pênaltis. E na teoria, o São Francisco Xavier poderia estar mais desgastado, só que a ´idade´ ajuda. Os estudantes-atletas se aplicam em quadra, têm boa alimentação, e nada que um descanso programado para que os adolescentes possam recuperar a energia. Assim, o que não faltou foi o tal do ´gás´ pelo lado maringaense.

Foi um jogão, e com equilíbrio evidente. Mas de início o Colégio São Francisco Xavier ´balançou´ as redes. Com a partida lá e cá, Maringá marcou mais um, e o time de Ivaiporã descontou. Assim, a vitória do São Francisco Xavier foi de 2 a 1 no primeiro tempo. 


Na etapa complementar, Maringá sofreu o empate, mas ´retrucou´ e fez o terceiro quase que na jogada seguinte. A história do jogo começou a mudar, de fato, em razão da necessidade do empate do Colégio Barbosa Ferraz, que utilizou o goleiro linha, e logo na primeira ´roubada´ de bola de Maringá veio o quarto gol, e o quinto gol, praticamente selando a conquista maringaense. Mas antes disso, a equipe de Ivaiporã ainda teve tempo para marcar o seu terceiro gol, e o placar final foi de 5 a 3 para o Colégio São Francisco Xavier, também campeão e classificado para os Jogos Escolares da Juventude.


TERCEIROS LUGARES
Também no período matinal, no 30º BPM, o bronze no feminino ficou com o OPET Rebouças, de Curitiba, que fez 7 a 1 diante do Colégio Rui Barbosa, de Arapoti. O terceiro lugar masculino foi para o Colégio Nobel Cayua, de Paranavaí, que foi bem e conseguiu o resultado positivo frente ao Colégio Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio, por 10 a 5.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Esporte e Turismo e da Educação, com apoio do município de Apucarana


FUTSAL 
MASCULINO
1 – São Francisco Xavier de Maringá
2 – Colégio Barbosa Ferraz de Ivaiporã
3 – Colégio Nobel Cayua de Paranavaí

FEMININO
1 – Colégio Estadual de Ouro Verde do Oeste
2 – Colégio Estadual do Paraná de Curitiba
3 – Colégio OPET Rebocas de Curitiba

MASCULINO C
1 – Escola Especial Rafael C. da Rocha de Itaguajé
2 – Escola Especial Luiz Bifon de Sarandi
3 – Escola Especial Santa Clara de Assis de Cândido de Abreu

FEMININO C
1 – Escola Especial Santa Clara de Cândido de Abreu
2 – APAE de Manoel Ribas
3 – Escola Especial José A Menegazzo de Apucarana

Nenhum comentário:

Postar um comentário