Visor da TV mostra o nome da próxima pessoa a ser atendida e a
comunicação visual é reforçada pelo áudio que faz o anúncio simultaneamente
(foto: Edson Denobi) |
A Unidade de
Pronto Atendimento (UPA) de Apucarana passou a contar com um painel eletrônico
para chamar os usuários para o atendimento. Até então, o procedimento era feito
por um funcionário que se dirigia até a sala de espera e anunciava verbalmente
os nomes dos pacientes.
A operacionalização do novo sistema,
através de uma TV de 42”, instalada na sala de espera, começou na semana
passada. O visor da TV mostra o nome da próxima pessoa a ser atendida e a
comunicação visual é reforçada pelo áudio que faz o anúncio simultaneamente.
O primeiro procedimento dos pacientes ao
chegar no UPA, no entanto, continua sendo se apresentar na recepção para fazer
o cadastro. “O equipamento instalado visa melhorar o acolhimento do usuário no
UPA, já que fica registrado no painel que determinada pessoa foi chamada. Isso
reduz problemas como em casos de o atendente chamar o paciente e ele alegar que
não ouviu ou que está havendo demora para o seu atendimento”, explica o
vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega
Voltada para o atendimento de casos de
urgência e emergência médica, a UPA registra uma média diária de 300
atendimentos. A prioridade, no entanto, sempre é para os casos mais graves, de
acordo com a classificação de risco.
“Não é por ordem de chegada. É preciso
reforçar que as urgências e emergências serão sempre prioridade”, conscientiza
o diretor-administrativo da UPA de Apucarana, Erlan Robison Bosso.
Ele lembra que na portaria da unidade há
um painel com a classificação de risco. “Há todo um protocolo, com os casos
enquadrados na cor “Vermelha” ou “Amarela” sempre tendo prioridade e sendo
passados à frente”, detalha Bosso.
Fonte: Assessoria
de Imprensa da Prefeitura
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