quinta-feira, 6 de abril de 2017

Arapongas digitaliza gestão do cemitério municipal

A gestão dos cemitérios públicos é um desafio para os administradores de praticamente todas as cidades do país. Desde as grandes capitais até os pequenos municípios, é comum encontrar situações que exigem planejamento, execução e controle adequados destes espaços, para evitar que os moradores tenham dificuldades num dos momentos mais delicados da vida: o sepultamento de um familiar ou amigo.
Em Arapongas, a solução surgiu há cerca de um ano, com a implantação do módulo Cemitérios no Atende.Net. Desenvolvido pela IPM Sistemas — empresa especializada no desenvolvimento de plataformas para a gestão pública baseadas na computação em nuvem — o recurso permite agendar sepultamentos, armazenar dados sobre a causa da morte, a identificação do médico legista, a localização exata da sepultura, os contatos dos responsáveis e outras informações. Além de mantê-las seguras em um datacenter, permite acessá-las a qualquer momento, de qualquer dispositivo (computadores, celulares ou tablets), por meio do Portal do Cidadão.
Na cidade estão sepultadas mais de 35 mil pessoas, mas a maioria dos registros ainda estava em livros de registro escritos desde a década de 30. Após a implantação do sistema, os servidores municipais foram capacitados para, aos poucos, fazer a digitação das informações, de modo que a busca manual nos manuscritos não seja mais necessária.
O trabalho já começou a apresentar alguns resultados. O gerente de Meio Ambiente e gestor do Cemitério Municipal de Arapongas, Albino Amaral, diz que alguns serviços que antes precisavam ser feitos manualmente e demoravam para serem concluídos, já estão operando na plataforma. “Já temos a capacidade de fazer novos cadastros, emitir os boletos para o recolhimento das taxas de sepultamento e até providenciar a Certidão de Aforamento Perpétuo, coisas que se continuássemos com as anotações em livros, demorariam muito tempo para obter”. Para ele, uma das principais vantagens da nova tecnologia é a facilidade de operação.
“Alguns servidores já estão quase se aposentando, e pensamos que seria difícil fazê-los interagir com a tecnologia. Mas a surpresa foi muito positiva: eles dominam totalmente a ferramenta, e nem querem mais saber dos livros empoeirados que temos aqui”, avalia. Os novos cadastros são feitos diretamente no sistema, para garantir a praticidade e a facilidade nas operações. Além disso, um calendário com os dias, horários e telefones das funerárias de plantão na cidade pode ser acessado no site da Prefeitura.
Fonte: Dia a Dia Arapongas


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