sábado, 18 de março de 2017

Maior exportador de carne do país, Paraná pode sofrer impactos com “Operação Carne Fraca”

O Paraná é o maior exportador de proteína animal do país. Somente em 2016, o estado arrecadou mais de dois bilhões de dólares em exportação de carne, principalmente pela venda de mais de um milhão de toneladas de aves. O Paraná é ainda o maior produtor de aves do país, o terceiro estado em criação de suínos e o nono entre os produtores de bovinos.
O agronegócio paranaense deve ser impactado pela Operação Carne Fraca, que revelou um enorme esquema de venda de carne adulterada mediante pagamentos de propina a fiscais do Ministério da Agricultura. A investigação está concentrada em Curitiba e as irregularidades teriam acontecido no escritório regional do Ministério no Paraná.
Um dos líderes do esquema, segundo a Polícia Federal, é Daniel Gonçalves Filho, fiscal agropecuário e superintendente do Ministério no Paraná entre 2007 e 2016. Além disso, foi um servidor de Curitiba que procurou a PF para denunciar as irregularidades.
Números do agronegócio no Paraná em 2016
Em 2016, o Paraná exportou quase 94 mil toneladas de carne suína, arrecadando US$ 197 milhões. Cerca de 50% do produto foi para Hong-Kong, seguido do Uruguai, que comprou 17,1% do volume de exportações e da Argentina, que ficou com 10,1%. O Paraná foi o terceiro estado que mais exportou carne suína no país, com 13% de participação nas exportações brasileiras deste item.

As exportações de carne bovina do Paraná tiveram um desempenho mais tímido em 2016, mas ainda em ascensão, já que o Irã passou a comprar carne in natura do estado. O Paraná exportou um total de 30.625 toneladas no ano passado, com receita de US$ 107,5 milhões.
BEM PARANÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário