sexta-feira, 3 de março de 2017

IPTU

APUCARANA CONFIRMA VENCIMENTO DO IPTU PARA O MÊS DE ABRIL

A prorrogação acontece depois que o Município precisou romper o contrato com a gráfica que venceu a licitação para impressão dos carnês e não entregou os documentos no prazo previsto e em conformidade

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Apucarana oficializou nesta sexta-feira (03/03) a prorrogação da data de vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao exercício de 2017. Inicialmente prevista para este mês, a nova data agora é o dia 10 de abril. Neste ano, serão impressos cerca de 53 mil carnês. O reajuste em relação ao ano passado é de 11,9% e o valor global do lançamento é de cerca de R$ 20 milhões.
De acordo com Secretário da Fazenda, Marcelo Machado, o
vencimento passou para o dia 10 de abril., tanto para quem
desejar pagar o imposto em parcela única, com desconto
de 5% ou para aqueles que optarem pelo parcelamento
“Muitos contribuintes estão nos procurando para saber da prorrogação, então esclarecemos oficialmente que o vencimento passou para 10 de abril, tanto para quem desejar pagar o imposto em parcela única e aproveitar o desconto de 5%, tanto para quem optar pelo parcelamento, que poderá ser feito em até 10 vezes, desde que a parcela não seja inferior a R$37,50”, explica Marcello Augusto Machado, secretário Municipal da Fazenda
A prorrogação acontece depois que o Município precisou romper o contrato com a gráfica que venceu a licitação para impressão dos carnês e não entregou os documentos no prazo previsto e em conformidade. “Infelizmente tivemos este atraso em função da gráfica que venceu a licitação ter descumprido o contrato na hora de fazer a entrega dos carnês, mas as medidas judiciais estão sendo tomadas pela prefeitura diante do prejuízo causado, inclusive declarando a empresa inidônea”, disse Machado.
Dentro da previsão legal, a prefeitura estabeleceu contrato com a segunda colocada do certame. “Nesta quinta-feira estive na gráfica em Curitiba, que é uma empresa que tem grande experiência neste tipo de impressão, e estamos no processo de homologação dos arquivos junto à Caixa Econômica Federal para que o contribuinte possa fazer o pagamento”, detalha o secretário
De acordo com ele, o prefeito Beto Preto solicitou prioridade para o assunto. “Estamos trabalhando para que a impressão possa ser feita o mais rápido possível para que o correio possa iniciar, quem sabe já na semana que vem, a distribuição dos carnês fazendo com que cheguem aos contribuintes que estão com endereço atualizado junto ao cadastro municipal”, afirmou Marcello Machado.
Após a homologação dos arquivos, o contribuinte também poderá imprimir uma segunda via do imposto pela internet através do site oficial da prefeitura, no endereço http://www.apucarana.pr.gov.br. “No fim deste mês de março, o contribuinte que por ventura não tenha recebido o carnê em casa pode imprimir pela internet ou comparecer a uma unidade de atendimento especial do IPTU 2017 que está sendo instalada em um imóvel alugado ao lado da prefeitura, na Avenida Corifeu de Azevedo Marques. Teremos lá funcionários treinados para atender e tirar todas as possíveis dúvidas com relação ao imposto”, informou o secretário. Na unidade, o contribuinte poderá também atualizar o cadastro junto ao município. Outras informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 3422-4000.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PMA


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