sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

IMAGENS DA CATEDRAL E DA PRAÇA RUI BARBOSA “BOMBAM” NA INTERNET

A Praça Rui Barbosa que antes era reduto de drogados e prostitutas, foi revitalizada em 2004 na segunda gestão do ex-prefeito Valter Pegorer. A partir daí, o espaço começou a ser ocupado pelos frequentadores e pela família apucaranense.  Agora, se tornou comum belas e empolgantes imagens circular nas redes sociais como forma de exaltar a cidade.


Uma das imagens da Catedral Nossa Senhora de Lourdes
que roda o mundo por conta da sua beleza. 
Por ocasião das comemorações do 73º aniversário de Apucarana no final de janeiro, e na semana passada quando do feriado da padroeira, repercutiu bastante, o uso de imagens da Catedral Nossa Senhora de Lourdes e da Praça Rui Barbosa como forma de dedicação de carinho pela cidade e pela padroeira.  As imagens “bombaram” nas redes sociais. Foram diversos os comentários postados pelos internautas sobre as imagens, desde “Apucarana – 73 anos, parabéns”, até “Pode existir igual – mais bonita não existe”! Agora, já se tornou comum a presença de imagens circulando pela internet.

Diante da atenção dedicada às imagens, no entanto, é necessário a remessa da imaginação ao início da década de 2000. Na época os jardins suspensos e a escuridão assustava e espantava os frequentadores além de gerar constantes reclamações de comerciantes por conta da frequência de drogados e prostitutas no local.

Com a entrada do prefeito Valter Pegorer na prefeitura em 2001, a revitalização da Praça passou a ser uma das prioridades da administração, segundo ele, por se tratar de um cartão postal da cidade.

Quando da assinatura da ordem de serviço para execução das obras, Pegorer afirmou que a população teria orgulho da obra e que o local se transformaria na praça do povo.

Projeto frontal desenvolvido pela empreiteira responsável pela revitalização
E assim se sucedeu – em 2004 os jardins suspensos cederam lugar aos espelhos d’água e chafarizes, ao plantio de árvores nas laterais, à instalação de postes republicanos com duas luminárias cada. O pavimento foi substituído por pavers, o platô foi modernizado, [...] banca de revista, sanitários, floricultura e palco para eventos foram acomodados. O local se tornou agradável para circulação e lazer da população.

A reforma consumiu recursos superior a R$ 900 mil, viabilizados pelo Paraná Urbano na gestão do ex-governador Roberto Requião e o resultado foi aprovado pela população.

Foto: Arquivo do Jornal Correio do Vale

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário